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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes-
dc.contributor.authorGonini, Fátima Aparecida Coelho-
dc.contributor.authorPetrenas, Rita de Cássia-
dc.contributor.authorRibeiro, Paulo Rennes Marçal-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:43Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:05Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4238-4248-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141699-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141699-
dc.description.abstractA violência, fenômeno que ocorre entre as relações sociais e interpessoais e que remete a uma relação de poder, é vista na atualidade como natural na sociedade, em que o mais forte domina o mais fraco. A violência doméstica é caracterizada como importunação sistemática e continua de um sujeito por outro, e através de atos físicos ou psicológicos que ocasiona danos no desenvolvimento do indivíduo. Esse estudo objetivou verificar se na escola o docente identifica casos de violência doméstica. Discutir a temática junto aos educadores proporciona refletir e perceber os efeitos danosos da violência doméstica nos alunos. Essa pesquisa qualitativa utilizou como instrumento a entrevista com três professoras da educação infantil de uma escola pública. Os dados obtidos foram analisados a partir da análise de conteúdo temática e evidenciaram a necessidade dos docentes reconhecerem os diversos tipos de violência que pode acometer criança e o adolescente e identificar os sintomas que o aluno pode vir apresentar quando é vítima, bem como, conhecer procedimentos legais a serem utilizados para proteger a criança e adolescente da violência. A pesquisa considerou que as docentes têm pouca informação sobre o que postula a legislação ou ainda preferem abster-se a respeito do assunto. Quando presenciam casos de violência contra alunos, elas se alienam, ou declaram não saber o que fazer, principalmente por temerem os pais. A discussão acerca da temática nas escolas é importante para o professor poder trabalhar com a criança vítima da violência e oferecer subsídios para protegê-la. É necessário os cursos de formação docente abordar a temática junto ao futuro profissional, para que este possa se despir de valores socialmente construídos e atuar de forma a ajudar o aluno vítima de violência.pt
dc.format.extent4238-4248-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleO professor diante da violência doméstica e as implicações no cotidiano escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Educação, Araraquara, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Educação, Araraquara, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4238-4248.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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