You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSgobbi, Isabela Vicenzo-
dc.contributor.authorSilva, Marilda da-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:43Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:05Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2021-2032-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141701-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141701-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é mostrar lembranças de práticas pedagógicas vivenciadas durante a trajetória escolar por 80 alunos que cursaram a Graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara/UNESP nos anos de 2005 (período diurno) e 2006 (período noturno). As fontes foram produzidas no âmbito da disciplina Didática II, que compõe a grade da respectiva graduação. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que permite levar em conta apenas informações explicitamente registradas pelos sujeitos. Obteve-se informações sobre a lógica estrutural da produção da história de escolarização e dados sobre os tipos de práticas pedagógicas que são efetivadas nos diferentes níveis de ensino. Neste caso, esses tipos ganham maior grandeza porque são apontados por futuros professores e professoras. Assim, temos uma informação de um grupo que se prepara para ser profissional no campo dessas lembranças, isto é, a sala de aula. São informações úteis para se pensar a formação inicial e a ação docente propriamente dita. Seguramente tais dados permitem uma larga reflexão sobre o que auxilia e o que não auxilia a aprendizagem do aluno, do ponto de vista do aluno que se prepara para ser professor.pt
dc.format.extent2021-2032-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação inicialpt
dc.subjectHistórias de escolarizaçãopt
dc.subjectPráticas pedagógicaspt
dc.titleA voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicialpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2021-2032.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.