You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141705
Title: 
Construção da profissionalidade docente: reflexões à luz de meirieu
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Paulista (UNIP)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Este trabalho, recorte da Tese de Doutoramento em Educação Escolar (CRUZ, 2011), embasou-se nas ideias de Meurieu sobre saber e fazer docentes, objetivando oferecer às três professoras do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP possibilidade de melhor percepção em relação aos seus conhecimentos e intervenções pedagógicas. O procedimento da pesquisa ação constituiu-se de entrevista inicial, filmagem das cenas das aulas, encontros de visionamento e interação reflexiva, filmagem de uma aula e entrevista final. Porém, apresenta-se aqui somente a análise dos resultados obtidos na entrevista realizada no final da pesquisa com a intenção de saber como as professoras avaliaram sua participação e sua transformação no decorrer dos procedimentos. Os dados revelaram que, dos pontos de vista emocional e cognitivo, as professoras consideram ter passado a observar melhor a forma como os alunos aprendem e a relação que estabelecem com eles. Já do ponto de vista da ação, dizem ter realizado mudanças em suas estratégias, obtendo bons resultados, inclusive, com a modificação de atitude por parte dos alunos. Sobretudo, os dados mostraram professoras mais confiantes e serenas, que superaram a necessidade de justificar-se a respeito das dificuldades dos alunos e não mais atribuíram culpa a si ou a qualquer outro profissional por tais dificuldades. Ao contrário, mostraram buscar ponto de apoio nos alunos e entradas aos seus saberes e estarem abertas a estratégias alternativas, sendo capazes de ter outro olhar para as aquisições deles, bem como, para avaliá-las.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3651-3662
Time Duration: 
3651-3662
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação continuada
  • Saber docente
  • Intervenções pedagógicas
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141705
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.