Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141705
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Sônia Aparecida Belletti | - |
dc.contributor.author | Inforsato, Edson do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:06Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:44Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:06Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:44Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3651-3662 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141705 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141705 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho, recorte da Tese de Doutoramento em Educação Escolar (CRUZ, 2011), embasou-se nas ideias de Meurieu sobre saber e fazer docentes, objetivando oferecer às três professoras do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP possibilidade de melhor percepção em relação aos seus conhecimentos e intervenções pedagógicas. O procedimento da pesquisa ação constituiu-se de entrevista inicial, filmagem das cenas das aulas, encontros de visionamento e interação reflexiva, filmagem de uma aula e entrevista final. Porém, apresenta-se aqui somente a análise dos resultados obtidos na entrevista realizada no final da pesquisa com a intenção de saber como as professoras avaliaram sua participação e sua transformação no decorrer dos procedimentos. Os dados revelaram que, dos pontos de vista emocional e cognitivo, as professoras consideram ter passado a observar melhor a forma como os alunos aprendem e a relação que estabelecem com eles. Já do ponto de vista da ação, dizem ter realizado mudanças em suas estratégias, obtendo bons resultados, inclusive, com a modificação de atitude por parte dos alunos. Sobretudo, os dados mostraram professoras mais confiantes e serenas, que superaram a necessidade de justificar-se a respeito das dificuldades dos alunos e não mais atribuíram culpa a si ou a qualquer outro profissional por tais dificuldades. Ao contrário, mostraram buscar ponto de apoio nos alunos e entradas aos seus saberes e estarem abertas a estratégias alternativas, sendo capazes de ter outro olhar para as aquisições deles, bem como, para avaliá-las. | pt |
dc.format.extent | 3651-3662 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.subject | Saber docente | pt |
dc.subject | Intervenções pedagógicas | pt |
dc.title | Construção da profissionalidade docente: reflexões à luz de meirieu | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Paulista (UNIP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Paulista (UNIP), Araraquara, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-3651-3662.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.