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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCruz, Sônia Aparecida Belletti-
dc.contributor.authorInforsato, Edson do Carmo-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:06Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:44Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:06Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3651-3662-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141705-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141705-
dc.description.abstractEste trabalho, recorte da Tese de Doutoramento em Educação Escolar (CRUZ, 2011), embasou-se nas ideias de Meurieu sobre saber e fazer docentes, objetivando oferecer às três professoras do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP possibilidade de melhor percepção em relação aos seus conhecimentos e intervenções pedagógicas. O procedimento da pesquisa ação constituiu-se de entrevista inicial, filmagem das cenas das aulas, encontros de visionamento e interação reflexiva, filmagem de uma aula e entrevista final. Porém, apresenta-se aqui somente a análise dos resultados obtidos na entrevista realizada no final da pesquisa com a intenção de saber como as professoras avaliaram sua participação e sua transformação no decorrer dos procedimentos. Os dados revelaram que, dos pontos de vista emocional e cognitivo, as professoras consideram ter passado a observar melhor a forma como os alunos aprendem e a relação que estabelecem com eles. Já do ponto de vista da ação, dizem ter realizado mudanças em suas estratégias, obtendo bons resultados, inclusive, com a modificação de atitude por parte dos alunos. Sobretudo, os dados mostraram professoras mais confiantes e serenas, que superaram a necessidade de justificar-se a respeito das dificuldades dos alunos e não mais atribuíram culpa a si ou a qualquer outro profissional por tais dificuldades. Ao contrário, mostraram buscar ponto de apoio nos alunos e entradas aos seus saberes e estarem abertas a estratégias alternativas, sendo capazes de ter outro olhar para as aquisições deles, bem como, para avaliá-las.pt
dc.format.extent3651-3662-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectSaber docentept
dc.subjectIntervenções pedagógicaspt
dc.titleConstrução da profissionalidade docente: reflexões à luz de meirieupt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Paulista (UNIP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Paulista (UNIP), Araraquara, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3651-3662.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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