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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMargonari, Denise Maria-
dc.contributor.authorLima, Ana Paula de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:07Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:44Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:07Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4032-4044-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141709-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141709-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar alguns dados relativos ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II), que oferece formação continuada, na modalidade semipresencial, na área de Língua Portuguesa e Matemática aos professores do Ensino Fundamental II da rede pública. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2012, o programa foi realizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro, contando com 120 horas presenciais e 180 horas de atividades à distância para cada área temática. Na área de Língua Portuguesa, 17 professores tutores, de diversas regiões do Estado de São Paulo, participaram do programa. Durante a formação, foram discutidas questões teórico-práticas que foram, posteriormente, trabalhadas pelos tutores com os professores cursistas de suas cidades. Dentre os vários aspectos estudados, destacamos o trabalho sobre questões sociolinguísticas (POSSENTI, 2000; BORTONI-RICARDO, 2004), letramentos (MARCUSCHI, 2001; ROJO, 2009) e gêneros textuais (MARCUSCHI, 2001; ANTUNES, 2009 e ELIAS; KOCH, 2011). Os cursistas eram os responsáveis por desenvolver as atividades propostas com seus alunos e relatar ao professor tutor os resultados obtidos. Uma vez que o programa GESTAR ainda está em andamento, agora em outra universidade do estado de São Paulo, neste artigo vamos nos limitar à contextualização do programa e apresentar algumas das atividades propostas aos tutores sobre variantes linguísticas, bem como planejamentos por eles elaborados, de acordo com as experiências vivenciadas em 2012.pt
dc.format.extent4032-4044-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectRede pública de ensinopt
dc.titleGestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede públicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionColégio Puríssimo Coração de Maria-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil-
dc.description.affiliationColégio Puríssimo Coração de Maria, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4032-4044.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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