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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBellotti, Adriana do Carmo-
dc.contributor.authorManzoli, Luci Pastor-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:45Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:08Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9315-9322-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141713-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141713-
dc.description.abstractA inclusão educacional visa atender a todos oferecendo um ensino de qualidade e respeito às diferenças, conforme a LDB n0 9.394/96. O presente trabalho teve por objetivo realizar um mapeamento junto às escolas da rede pública e particular de uma cidade do interior paulista, visando conhecer o número de alunos surdos e destes os usuários de implante coclear, bem como os recursos e formação oferecidos a eles e aos seus professores. Por meio de entrevistas semiestruturadas os dados foram coletados. Os resultados mostraram que a rede estadual possuía 35 alunos surdos, sendo que 17 recebiam acompanhamento do professor interlocutor e os demais contavam com o Serviço de Apoio Pedagógico Especializado – SAPE. Destaca-se que nessa rede não havia aluno implantado. A rede municipal possuía 16 alunos surdos incluídos e dentre esses uma criança usuária do implante coclear, sendo que todos os alunos recebiam atendimentos no Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, com professores especialistas. Em relação à formação, os professores que possuíam alunos surdos haviam recebido cursos de capacitação e eram orientados por especialistas. Quanto à rede particular, foram encontrados 03 alunos surdos e todos com implante coclear que recebiam atendimentos especializados em clínicas particulares. Sobre a formação, nenhum dos professores fez cursos de capacitação ou formação continuada para lidar com esses alunos. Portanto, o trabalho mostrou que houve grandes progressos para os surdos no sentido de conquistar os seus direitos como cidadãos, bem como na escolha de seu próprio sistema linguístico tornando-se mais evidente no caso dos que optaram pelo implante coclear para se comunicarem por meio da língua oral.pt
dc.format.extent9315-9322-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectSurdezpt
dc.subjectImplante coclearpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleSurdez, implante coclear e formação de professores: um mapeamento em escolas de uma cidade do interior do Estado de São Paulopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9315-9322.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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