Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141713
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bellotti, Adriana do Carmo | - |
dc.contributor.author | Manzoli, Luci Pastor | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:08Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:45Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:08Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:45Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9315-9322 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141713 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141713 | - |
dc.description.abstract | A inclusão educacional visa atender a todos oferecendo um ensino de qualidade e respeito às diferenças, conforme a LDB n0 9.394/96. O presente trabalho teve por objetivo realizar um mapeamento junto às escolas da rede pública e particular de uma cidade do interior paulista, visando conhecer o número de alunos surdos e destes os usuários de implante coclear, bem como os recursos e formação oferecidos a eles e aos seus professores. Por meio de entrevistas semiestruturadas os dados foram coletados. Os resultados mostraram que a rede estadual possuía 35 alunos surdos, sendo que 17 recebiam acompanhamento do professor interlocutor e os demais contavam com o Serviço de Apoio Pedagógico Especializado – SAPE. Destaca-se que nessa rede não havia aluno implantado. A rede municipal possuía 16 alunos surdos incluídos e dentre esses uma criança usuária do implante coclear, sendo que todos os alunos recebiam atendimentos no Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, com professores especialistas. Em relação à formação, os professores que possuíam alunos surdos haviam recebido cursos de capacitação e eram orientados por especialistas. Quanto à rede particular, foram encontrados 03 alunos surdos e todos com implante coclear que recebiam atendimentos especializados em clínicas particulares. Sobre a formação, nenhum dos professores fez cursos de capacitação ou formação continuada para lidar com esses alunos. Portanto, o trabalho mostrou que houve grandes progressos para os surdos no sentido de conquistar os seus direitos como cidadãos, bem como na escolha de seu próprio sistema linguístico tornando-se mais evidente no caso dos que optaram pelo implante coclear para se comunicarem por meio da língua oral. | pt |
dc.format.extent | 9315-9322 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Surdez | pt |
dc.subject | Implante coclear | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.title | Surdez, implante coclear e formação de professores: um mapeamento em escolas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9315-9322.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.