You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSalomão, Ana Cristina Biondo-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:09Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:45Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:09Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11777-11789-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141717-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141717-
dc.description.abstractA possibilidade de comunicação intercultural existente no mundo de hoje, aumentada pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação, traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua, cultura e sociedade e a importante tarefa de investigar de modo mais significativo o impacto da “globalização cultural” sobre a área de formação de professores de línguas. Desse modo, esta investigação, apoiada pela FAPESP (processo 2009/15.071-5), é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que enfocou um curso de extensão para formação continuada de professores em um contexto virtual de aprendizagem colaborativa, oferecido pelo projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos”, da UNESP, para professores de espanhol como língua estrangeira da rede pública de uma cidade no interior do estado de São Paulo, entre maio e setembro de 2009. Tal curso foi considerado híbrido por contar com quatro aulas presenciais, de quatro horas de duração cada, atividades no ambiente virtual TelEduc (portfólios, perfis, fóruns e bate-papos) e sessões de teletandem com parceiros estrangeiros. Os resultados indicam que a interação oportunizada pelas ferramentas tecnológicas na modalidade de teletandem, que se constitui como telepresença, tende a gerar a oportunidade de vivenciar dialogicamente experiências que servirão para reformulação de concepções e crenças por meio da interação entre conceitos cotidianos e científicos.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent11777-11789-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleO impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencialpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2009/15071-5-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-11777-11789.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.