Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141717
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Salomão, Ana Cristina Biondo | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:09Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:45Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:09Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:45Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11777-11789 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141717 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141717 | - |
dc.description.abstract | A possibilidade de comunicação intercultural existente no mundo de hoje, aumentada pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação, traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua, cultura e sociedade e a importante tarefa de investigar de modo mais significativo o impacto da “globalização cultural” sobre a área de formação de professores de línguas. Desse modo, esta investigação, apoiada pela FAPESP (processo 2009/15.071-5), é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que enfocou um curso de extensão para formação continuada de professores em um contexto virtual de aprendizagem colaborativa, oferecido pelo projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos”, da UNESP, para professores de espanhol como língua estrangeira da rede pública de uma cidade no interior do estado de São Paulo, entre maio e setembro de 2009. Tal curso foi considerado híbrido por contar com quatro aulas presenciais, de quatro horas de duração cada, atividades no ambiente virtual TelEduc (portfólios, perfis, fóruns e bate-papos) e sessões de teletandem com parceiros estrangeiros. Os resultados indicam que a interação oportunizada pelas ferramentas tecnológicas na modalidade de teletandem, que se constitui como telepresença, tende a gerar a oportunidade de vivenciar dialogicamente experiências que servirão para reformulação de concepções e crenças por meio da interação entre conceitos cotidianos e científicos. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 11777-11789 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | - |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2009/15071-5 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-11777-11789.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.