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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141720
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFuini, Lucas Labigalini-
dc.contributor.authorMattos, Bruno Pomela de-
dc.contributor.authorOliveira, Gabriel Fabril Serra Fassanaro de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:10Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:46Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:10Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:46Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10554-10565-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141720-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141720-
dc.description.abstractO presente trabalho de extensão está associado à prática educativa em Geografia, sobretudo nas áreas de geografia humana, sendo desenvolvido junto aos alunos de Ensino médio de uma escola pública no município de Ourinhos. Trata-se de proposta vinculada ao projeto de extensão “Grupo de Estudos de Dinâmicas Econômicas e Território (GEDET): Montando uma base estatística e documental”, desenvolvido na grande área de “Ciências Humanas”, coordenado pelo docente Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini. Este projeto partiu do objetivo de construir um banco de dados com diferentes indicadores econômicos (PIB, PIB per capita, renda média, valor adicionado) e sociais (Índice de desenvolvimento humano, escolarização, longevidade) da realidade regional de Ourinhos, em tabelas, gráficos e cartogramas, e apresentá-lo ao público de jovens estudantes, buscando uma interação favorável à construção de conhecimentos, competências e habilidades para o entendimento dos diversos usos do território na cidade e da relação entre desenvolvimento e território (FURTADO, 2003; BOISIER, 2001). Segundo Cavalcanti (1998), a construção de conhecimentos geográficos na escola deve partir da compreensão do papel do espaço nas práticas sociais e da influência dessas práticas sociais nas configurações do espaço. O pensar geográfico deveria contribuir para a formação do cidadão que contextualiza espacialmente os fenômenos, conhece o mundo e age como ator social. Seguindo esse referencial e outros mais, realizamos uma oficina com turmas de Ensino médio (jovens de 15 a 17 anos), de uma escola pública estadual localizada em bairro de periferia do município, estudando os indicadores socioeconômicos, trabalhando os conceito de desenvolvimento e segregação socioespacial.pt
dc.format.extent10554-10565-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectTerritóriopt
dc.subjectDesenvolvimentopt
dc.subjectEnsinopt
dc.titleDinâmicas econômicas e suas (des) territorializações no interior paulista/Brasil: o trabalho com banco de dados e indicadores socioeconômicos de Ourinhos/SPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de Ourinhos-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10554-10565.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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