You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarneiro, Relma Urel Carbone-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:12Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:47Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:12Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9082-9093-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141729-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141729-
dc.description.abstractEste trabalho é parte de um projeto que tem como objetivo geral implementar uma investigação sobre formação de professores articulada a um trabalho na rede de ensino municipal de Araraquara com uma proposta de formação em serviço para os professores da educação infantil com vistas a promover a educação inclusiva. Para realização desse objetivo vem sendo desenvolvido paralelamente um estudo sobre formação de professores e um programa de formação em serviço em uma escola de educação infantil. O programa segue uma metodologia de pesquisa colaborativa por meio da técnica de grupo focal. Foi realizado um mapeamento da rede de ensino infantil do município de Araraquara para obtenção de dados sobre os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nela existente, bem como, um levantamento das necessidades de formação em serviço a partir de um questionário. O programa de formação acontece quinzenalmente no horário de trabalho pedagógico coletivo e conta com a participação de 05 professoras. Os dados de um ano e meio do desenvolvimento do programa mostram as dificuldades da ação reflexiva por parte das professoras, uma vez que as mesmas não vivenciam tal prática em outras situações de formação, o que é referendado pela literatura, porém, mostram também uma avaliação positiva referente a criação de um espaço de interlocução entre a prática pedagógica, o estudo teórico e a prática reflexiva proporcionado por essa experiência, que vem contribuindo com a formação em serviço das professoras participantes e modificando práticas pedagógicas no sentido de garantir um ensino de qualidade para todos.pt
dc.format.extent9082-9093-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.titleFormação de profesores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas: pesquisa e práticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9082-9093.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.