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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPetrenas, Rita de Cássia-
dc.contributor.authorGonini, Fátima Aparecida Coelho-
dc.contributor.authorRibeiro, Paulo Rennes Marçal-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:13Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:47Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:13Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6419-6428-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141730-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141730-
dc.description.abstractEssa proposta de trabalho, objetiva refletir a respeito da formação do educador frente ao desenvolvimento do cidadão no contexto da contemporaneidade quando se aborda no ambiente escolar a sexualidade, considerando os temas transversais, especificamente a orientação sexual, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trata-se de levantamento bibliográfico a partir de alguns documentos que estabelecem diretrizes, legalidade e também autores que abordam a sexualidade no contexto escolar e a relação da temática com a formação docente. Neste aspecto, podemos perceber que a formação docente em relação à temática ainda é incipiente e requer que os professores se prepararem para proporcionar ao aluno uma educação de qualidade que dissipe as diferenças culturais, sociais, econômicas, de gênero e sexo sendo capaz de evitar que a diversidade constitua fator de exclusão e preconceito. Podemos perceber que transformações e mudanças não se implantam somente por legislações e diretrizes é preciso planejamento, formação dos envolvidos e paralelamente vontade e predisposição dos gestores públicos e educacionais. Vislumbramos assim, uma educação sexual emancipatória, com marcas de criticidade, alteridade e reflexão.pt
dc.format.extent6419-6428-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação docentept
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispt
dc.subjectEducação sexualpt
dc.titleO tema transversal orientação sexual: implicações na formação docentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFundação Educacional de Ituverava-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6419-6428.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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