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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141735
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Antunes, Benedito | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:14Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:47Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:14Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:47Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7252-7262 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141735 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141735 | - |
dc.description.abstract | O relato apresenta conclusões parciais de pesquisa destinada a estudar as condições da formação do professor de língua e literatura nos cursos de Letras. Toma como referência a organização curricular dos cursos de Letras no Brasil e na Itália, com base em estágio realizado na Universidade de Siena em 2011 para desenvolver o projeto “Os estudos literários e o ensino de literatura na universidade italiana”. Embora se trate de dois contextos distintos do ponto de vista tanto econômico e social quanto cultural e educacional, a comparação permite que se formulem questões relevantes no tocante ao papel das universidades públicas na formação dos formadores de leitores. Na Itália e no Brasil os cursos de Letras encontram-se em crise por causa das perspectivas profissionais para professores, seja pela falta de postos de trabalho pura e simplesmente no país europeu, seja pelo pouco interesse que a profissão desperta entre nós. Diferentemente da Itália, porém, no Brasil, a crise envolve outros fatores, especialmente a mudança da classe social dos universitários que optam pelos cursos de licenciatura. Nesse quadro, acentua-se a carência de profissionais capazes de desenvolver competências fundamentais da educação básica, como a leitura e a escrita. Tradicionalmente, essa tarefa tem sido desenvolvida pelos cursos de Letras, cuja oscilação de objetivos entre formar professores e formar especialistas em letras se apresenta como um complicador num momento em que mais se necessita de bons professores para atuar na educação básica. A pergunta que se coloca, portanto, toca os próprios objetivos dos cursos de Letras no momento: o que podem fazer para responder a essa necessidade social? | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 7252-7262 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação do leitor literário | pt |
dc.subject | Formação do professor de Português | pt |
dc.subject | Leitura na escola | pt |
dc.title | O papel dos cursos de letras na formação dos professores de leitura e literatura | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Literatura, Faculdade de Ciências e Letras de Assis | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-7252-7262.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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