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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141735
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAntunes, Benedito-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:14Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:47Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:14Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7252-7262-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141735-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141735-
dc.description.abstractO relato apresenta conclusões parciais de pesquisa destinada a estudar as condições da formação do professor de língua e literatura nos cursos de Letras. Toma como referência a organização curricular dos cursos de Letras no Brasil e na Itália, com base em estágio realizado na Universidade de Siena em 2011 para desenvolver o projeto “Os estudos literários e o ensino de literatura na universidade italiana”. Embora se trate de dois contextos distintos do ponto de vista tanto econômico e social quanto cultural e educacional, a comparação permite que se formulem questões relevantes no tocante ao papel das universidades públicas na formação dos formadores de leitores. Na Itália e no Brasil os cursos de Letras encontram-se em crise por causa das perspectivas profissionais para professores, seja pela falta de postos de trabalho pura e simplesmente no país europeu, seja pelo pouco interesse que a profissão desperta entre nós. Diferentemente da Itália, porém, no Brasil, a crise envolve outros fatores, especialmente a mudança da classe social dos universitários que optam pelos cursos de licenciatura. Nesse quadro, acentua-se a carência de profissionais capazes de desenvolver competências fundamentais da educação básica, como a leitura e a escrita. Tradicionalmente, essa tarefa tem sido desenvolvida pelos cursos de Letras, cuja oscilação de objetivos entre formar professores e formar especialistas em letras se apresenta como um complicador num momento em que mais se necessita de bons professores para atuar na educação básica. A pergunta que se coloca, portanto, toca os próprios objetivos dos cursos de Letras no momento: o que podem fazer para responder a essa necessidade social?pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent7252-7262-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação do leitor literáriopt
dc.subjectFormação do professor de Portuguêspt
dc.subjectLeitura na escolapt
dc.titleO papel dos cursos de letras na formação dos professores de leitura e literaturapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Literatura, Faculdade de Ciências e Letras de Assis-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-7252-7262.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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