You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Gislene Aparecida da Silva-
dc.contributor.authorSouza, Renata Junqueira de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:15Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:48Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:15Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:48Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6508-6519-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141740-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141740-
dc.description.abstractO relato de experiência apresenta uma ação formativa desenvolvida com professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), durante o ano de 2013, no polo da UNESP de Presidente Prudente. O PNAIC é um programa de formação continuada de professores, iniciado em 2013, com o objetivo de redirecionar as ações da Escola Básica (1º, 2º e 3º anos), a fim de que todos os alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade. O programa está em desenvolvimento em todo Brasil, em articulação com diferentes universidades. O curso de Língua Portuguesa, realizado em 2013, tratou de diversos temas relacionados à linguagem, organizando-os nos eixos de oralidade, leitura, produção de texto e análise linguística. Dentre as temáticas centrais, o polo de formação da UNESP - Presidente Prudente realizou (com professores de 67 municípios paulistas) estudos e orientações sobre o processo de ensino e de aprendizagem da produção de texto nos anos iniciais de escolaridade, com destaque para o uso da Sequência Didática: conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito, que permite planejar o ensino e a aprendizagem e tem a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe escrever, ler ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação comunicativa. O objetivo do relato de experiência é o de socializar uma ação formativa realizada no curso, mostrando como a produção de texto foi tratada durante a formação continuada, qual abordagem metodológica foi sugerida aos professores e como os alfabetizadores dos municípios envolvidos reagiram diante da temática, produzindo atividades nas escolas.pt
dc.format.extent6508-6519-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectProdução de textopt
dc.subjectSequência didáticapt
dc.subjectPNAICpt
dc.titleA sequência didática na formação continuada de alfabetizadorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6508-6519.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.