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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141742
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Oliveira, Raquel Gomes de | - |
dc.contributor.author | Cintra, Leonardo | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:15Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:48Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:15Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:48Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1891-1903 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141742 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141742 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa era verificar a existência de referenciais científicos propostos por Piaget e colaboradores para que seja feita a construção operatória ou significativa do conceito de frações. A pesquisa foi realizada por um aluno do 3º ano do Curso de Licenciatura em Matemática da FCT-Unesp com uma sala de aula de 6º ano de uma escola pública da cidade de Rancharia-SP. No levantamento de dados, o material didático disponibilizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE) foi analisado e houve a aplicação de uma prova diagnóstica para os alunos a fim de averiguar seus desempenhos sobre a relação parte-todo, a associação entre representação pictórica e a linguagem matemática, a equivalência e ordem entre frações e a representação fracionária. Os resultados mostraram que os elementos que compõem o referencial científico piagetiano estão presentes na sequência da SEE de forma pontual, o que não possibilitou aos alunos terem a devida articulação cognitiva ou operatória entre os mesmos, levando a concluir que o baixo desempenho dos alunos quanto a frações se deve ao modo como tais elementos são apresentados e trabalhados didaticamente com os alunos. Concluiu-se também que apesar de o material fornecido pela SEE contemplar alguns elementos propostos pela teoria piagetiana, é necessário que este material seja reelaborado, a partir de sua complementação com uso de materiais e atividades didáticas que contemplem e possibilitem a articulação dos referenciais piagetianos a fim de que haja a construção operatória pelos alunos do conceito de frações. | pt |
dc.format.extent | 1891-1903 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Currículo de matemática | pt |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt |
dc.subject | Frações | pt |
dc.title | Aprendizagem do conceito de frações frente a situações de aprendizagem sugeridas pela secretaria de educação do Estado de São Paulo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-1891-1903.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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