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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçales, Juliano Ferreira-
dc.contributor.authorSantos, Fernando Figueiredo dos-
dc.contributor.authorSouza, Renata Junqueira de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:49Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:16Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5231-5238-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141744-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141744-
dc.description.abstractA sigla RPG é a abreviação de Roleplaying Game, que em português quer dizer Jogo de Interpretação de Papéis. Isso porque cada jogador usa um personagem para jogar, como se estivesse representando uma peça de teatro, característica bastante presente em vários tipos de jogos. Este trabalho objetivou apresentar o Roleplaying Game (RPG) como instrumento alternativo e/ ou complementar à realidade virtual e aos jogos interativos de computador à luz da Pedagogia da Imaginação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) utilizadas no ensino. A presente pesquisa refere-se a um levantamento bibliográfico no qual foram pesquisadas com restrição de data (a partir 1974 até 2014) várias bases de dados em educação. A partir dos dados analisados é possível perceber que à medida que avança o uso das TDIC também avança o uso do RPG pelas salas de aula do Brasil dada sua inter-relação didática. Dessa forma, dependendo da realidade local da comunidade escolar uma pode complementar a outra e nos casos que não for possível a implantação de computadores sofisticados que permitam o trabalho com a realidade virtual o RPG serviria para trabalhar as mesmas habilidades de maneira mais imaginativa e integrada.pt
dc.format.extent5231-5238-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleCaracterísticas do construcionismo presentes no roleplaying game: a narração interativa como alternativa ou complemento à realidade virtualpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF), Buenos Aires, Argentina-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5231-5238.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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