Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brancatti, Paulo Roberto | - |
dc.contributor.author | Rosa, Camila Casemiro | - |
dc.contributor.author | Vales, Gustavo Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:49Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:49Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8450-8461 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141750 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141750 | - |
dc.description.abstract | Esse texto relata as aulas desenvolvidas pelo projeto que teve como objetivo incluir os alunos com deficiência visual às diversas possibilidades didáticas e metodológicas da educação física escolar e a partir disso, garantir o acesso às práticas desportivas escolares. A metodologia utilizada é de natureza pedagógica e contou com a participação de dois discentes do Curso de educação física da FCT/UNESP de Presidente Prudente subsidiados com bolsas do Núcleo de Ensino da Pró Reitoria de graduação da Universidade Estadual Paulista. Foram realizados dois encontros semanais na Escola e um encontro semanal para preparação das aulas junto com o Professor coordenador. O projeto atendeu seis alunos com deficiência visual com as seguintes atividades: exercícios que estimulam à coordenação psicomotora, o equilíbrio, a lateralidade, a independência em locomoção, a noção de espaço-tempo e a integração entre os alunos. Observa-se, no entanto, que durante a elaboração e a prática das atividades, encontraram-se algumas dificuldades na execução e no desenvolvimento devido às características próprias da deficiência visual, em relação ao encurtamento muscular e atitudes hipertônicas tornando os movimentos corporais limitados. Como resultados já alcançados, podemos relatar a melhoria do desenvolvimento dos aspectos citados acima, que compõem as capacidades motoras, emocionais, afetivas e interpessoais. Contudo, devido a grande necessidade da percepção tátil ser mais exigida, as ações da educação física resultam em respostas satisfatórias quanto ao seu envolvimento nas atividades propostas. E como conclusão preliminar, reafirmamos que nesse mundo atual, devemos considerar os corpos que nele habitam acompanhados de seus movimentos, expressões e sentimentos, um corpo que também vai à escola. | pt |
dc.format.extent | 8450-8461 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Educação física e esportes para alunos com deficiência visual | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-8450-8461.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.