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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFagundes, Simone Brandolt-
dc.contributor.authorSouza, Dulcinéia Beirigo de-
dc.contributor.authorDeák, Simone Conceição Pereira-
dc.contributor.authorRodrigues, Sílvia Adriana-
dc.contributor.authorGomes, Alberto Albuquerque-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:50Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:19Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 530-542-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141752-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141752-
dc.description.abstractA presente discussão expõe um recorte do estudo comparativo, de caráter longitudinal, em andamento, entre três universidades denominado “Estudo sobre formação inicial de professores em Brasil – Portugal”, com objetivo de identificar e analisar como se desenvolve a aprendizagem profissional da docência nos cursos de formação nas instituições de ensino superior. Desta forma, dentro dos limites deste texto, apresentamos reflexões parciais acerca das motivações e expectativas sobre ser professor de estudantes matriculados em instituições de ensino superior no Brasil (UNESP/P. Prudente-SP e UFMS/Corumbá-MS) e em Portugal (ESES/Santarém). A pesquisa, de abordagem qualitativa, usou questionário semiestruturado para a primeira coleta dos dados junto aos estudantes dos referidos cursos no inicio do ano letivo de 2011. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes se sente muito motivada para exercer a docência, sendo que o conteúdo da motivação para ser professor expresso pelos sujeitos de nossa pesquisa revela a interferência de saberes compartilhados e construídos socialmente, a partir da experiência enquanto aluno e dos saberes veiculados culturalmente. Tais motivações revelam subjetividades ligadas ao contexto social e de sociabilidades dos estudantes pesquisados.pt
dc.format.extent530-542-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação inicialpt
dc.subjectProfissão docentept
dc.subjectMotivaçãopt
dc.titleExpectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-530-542.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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