Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141752
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fagundes, Simone Brandolt | - |
dc.contributor.author | Souza, Dulcinéia Beirigo de | - |
dc.contributor.author | Deák, Simone Conceição Pereira | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Sílvia Adriana | - |
dc.contributor.author | Gomes, Alberto Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:19Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:50Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:19Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:50Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 530-542 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141752 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141752 | - |
dc.description.abstract | A presente discussão expõe um recorte do estudo comparativo, de caráter longitudinal, em andamento, entre três universidades denominado “Estudo sobre formação inicial de professores em Brasil – Portugal”, com objetivo de identificar e analisar como se desenvolve a aprendizagem profissional da docência nos cursos de formação nas instituições de ensino superior. Desta forma, dentro dos limites deste texto, apresentamos reflexões parciais acerca das motivações e expectativas sobre ser professor de estudantes matriculados em instituições de ensino superior no Brasil (UNESP/P. Prudente-SP e UFMS/Corumbá-MS) e em Portugal (ESES/Santarém). A pesquisa, de abordagem qualitativa, usou questionário semiestruturado para a primeira coleta dos dados junto aos estudantes dos referidos cursos no inicio do ano letivo de 2011. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes se sente muito motivada para exercer a docência, sendo que o conteúdo da motivação para ser professor expresso pelos sujeitos de nossa pesquisa revela a interferência de saberes compartilhados e construídos socialmente, a partir da experiência enquanto aluno e dos saberes veiculados culturalmente. Tais motivações revelam subjetividades ligadas ao contexto social e de sociabilidades dos estudantes pesquisados. | pt |
dc.format.extent | 530-542 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação inicial | pt |
dc.subject | Profissão docente | pt |
dc.subject | Motivação | pt |
dc.title | Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-530-542.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.