You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141753
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAriosi, Cinthia Magda Fernandes-
dc.contributor.authorOliveira, Ednéia Soares de Souza-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:50Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:19Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 543-552-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141753-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141753-
dc.description.abstractEsse texto revisita uma experiência de 2004, vivenciada em um curso de formação de professores. Na ocasião a proposta foi propiciar uma experiência de formação cultural, história, científica e estética que favorecesse a superação do conceito de aula como união de espaço e tempo, no qual os alunos recebem do professor os conhecimentos necessários para a vida em sociedade. A escola é concebia como a “morada do saber” e nesta perspectiva a sociedade valoriza o saber produzido em seu interior, entretanto há uma inquietação presente no dia-a-dia destas instituições, como garantir que esse saber chegue efetivamente aos alunos? Que metodologia utilizar para fazê-los perceber todo o conhecimento disponível na escola e no seu entorno? Para responder a estas questões foi proposto o projeto expedições investigantes aos alunos do CEFAM “Profª Lourdes de Araújo” - Bauru/SP, que tinha como objetivo principal integrar de forma coerente, no processo de ensino e aprendizagem, a riqueza da chamada educação assistemática e extra – escolar, produzida nos diferentes espaços pelos quais transitamos. Participaram da experiência 180 adolescentes do curso de formação de professores em nível médio. O Projeto Expedições Investigantes é uma proposta de metodologia pautada no conceito de experiência (Bondía, 2002). Inovar a prática pedagógica pode significar pular os muros da escola e construir conhecimento na rua, garantir uma aprendizagem significativa e que envolva todos os alunos.pt
dc.format.extent543-552-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectExpediçãopt
dc.subjectMetodologiapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleExpedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-543-552.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.