Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141755
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Vanda Moreira Machado | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:19Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:50Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:19Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:50Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5536-5548 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141755 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141755 | - |
dc.description.abstract | Este artigo visa apresentar o diagnóstico das necessidades formativas dos professores, a partir do qual foram desenvolvidas ações de formação contínua em serviço em parceria entre a universidade pública e a rede municipal de educação. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos: questionário, entrevista e registros escritos. Para categorização e análise dos dados empíricos usamos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). O estudo se desenvolveu no período de 2009 a 2012, envolvendo 36 professores do ciclo I do ensino fundamental e um grupo de 30 profissionais da educação (rede municipal e universidade). A pesquisa evidenciou que ser professor do ciclo I é um enorme desafio, visto que ele trabalha com as diferentes áreas do conhecimento, nem sempre sendo formado para exercer a docência com sucesso. Verificamos características em programas de formação contínua em serviço que os profissionais da educação vêem como mais adequadas, além de caminhos para atender suas necessidades formativas. A parceria entre rede municipal e universidade pública para ações de formação contínua em serviço possibilitou um processo de desenvolvimento profissional a todos os sujeitos envolvidos na pesquisa, tanto no espaço da secretaria municipal de educação, nas escolas públicas e na universidade. Constatamos que o “Seminário reflexivo” descrito nesta pesquisa é uma excelente política de formação contínua em serviço. | pt |
dc.format.extent | 5536-5548 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Escola pública municipal | pt |
dc.subject | Formação contínua em serviço | pt |
dc.subject | Parceria universidade e rede municipal de educação | pt |
dc.title | Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-5536-5548.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.