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dc.contributor.authorLima, Vanda Moreira Machado-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:50Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:19Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5536-5548-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141755-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141755-
dc.description.abstractEste artigo visa apresentar o diagnóstico das necessidades formativas dos professores, a partir do qual foram desenvolvidas ações de formação contínua em serviço em parceria entre a universidade pública e a rede municipal de educação. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos: questionário, entrevista e registros escritos. Para categorização e análise dos dados empíricos usamos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). O estudo se desenvolveu no período de 2009 a 2012, envolvendo 36 professores do ciclo I do ensino fundamental e um grupo de 30 profissionais da educação (rede municipal e universidade). A pesquisa evidenciou que ser professor do ciclo I é um enorme desafio, visto que ele trabalha com as diferentes áreas do conhecimento, nem sempre sendo formado para exercer a docência com sucesso. Verificamos características em programas de formação contínua em serviço que os profissionais da educação vêem como mais adequadas, além de caminhos para atender suas necessidades formativas. A parceria entre rede municipal e universidade pública para ações de formação contínua em serviço possibilitou um processo de desenvolvimento profissional a todos os sujeitos envolvidos na pesquisa, tanto no espaço da secretaria municipal de educação, nas escolas públicas e na universidade. Constatamos que o “Seminário reflexivo” descrito nesta pesquisa é uma excelente política de formação contínua em serviço.pt
dc.format.extent5536-5548-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEscola pública municipalpt
dc.subjectFormação contínua em serviçopt
dc.subjectParceria universidade e rede municipal de educaçãopt
dc.titleFormação continua em serviço: vivência na rede municipal de educaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5536-5548.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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