You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPignataro, Flávia Viana de Lima-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:50Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:20Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4652-4661-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141756-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141756-
dc.description.abstractO trabalho foi realizado na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato jurisdicionada na Diretoria de Ensino de Assis, escola do Ciclo I que atende os alunos em dois períodos, no período da manhã são quatro salas do segundo ao quinto ano, e no período da tarde também do segundo ao quinto ano. Os participantes deste trabalho foram todos os professores das classes do Ciclo I e os professores de Educação Física e Arte, Professor Coordenador Pedagógico e do Diretor. O trabalho relatado começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2010 mas não tem uma data de finalização, pois, ainda acontece e com o passar dos anos esta se aperfeiçoando com foco na aprendizagem dos alunos. O trabalho de formação e acompanhamento que o PC (Professor Coordenador) realiza é de extrema importância para a aprendizagem dos alunos. Não é um trabalho fácil, exige formação teórica; horas de estudo, reflexão sobre a prática; reflexão sobre o quê trabalhar em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo); olhar crítico para análise; conhecimento do Programa Ler e Escrever, do projeto EMAI (Ensino de Matemática nos Anos Iniciais) e do Currículo Oficial; e muito discernimento para trabalhar com os envolvidos no processo. Este trabalho requer ainda, respeito à diversidade que, ao mesmo tempo que não se apresenta como tarefa fácil, torna-se campo fértil para que um complete o outro, visto que as potencialidades de um compensam as fragilidades do outro. Diante disso, na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato desenvolvemos um movimento de formação e acompanhamento buscando aperfeiçoamento e superando os limites das ATPC que tradicionalmente tem sido caracterizadas como espaços para recado, tornando-as espaços realmente formativos, com estudos, discussões, análises, revisão e reflexão sobre nossa prática.pt
dc.format.extent4652-4661-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleFormação continuada de professores: um processo em construçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4652-4661.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.