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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarin, Fátima Aparecida Dias Gomes-
dc.contributor.authorGarms, Gilza Maria Zauhy-
dc.contributor.authorPessoa, Priscila Sales Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:51Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:20Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5574-5586-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141760-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141760-
dc.description.abstractEste artigo trata da formação de profissionais da educação infantil, a partir de reflexões sobre um relato de uma experiência de reorganização dos espaços. O objetivo é a formação continuada e inicial de profissionais, por meio da interlocução colaborativa entre gestores e professores, alunos da Pedagogia e Pós-Graduação em Educação e professores da FCT/UNESP. As narrativas são utilizadas como metodologia de pesquisa e de formação profissional. A investigação é de natureza qualitativa, descritiva, centrada no sujeito. São valorizadas as experiências singulares dos profissionais em serviço e incentivadas à reflexão e a tomada de decisão que qualifiquem as práticas educativas. Este artigo apresenta reflexões sobre o relato de membro da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, de uma cidade do Estado de São Paulo. O relato apresenta a experiência realizada em quatro instituições que procederam à reorganização dos espaços em cantos. São evidenciadas as dificuldades no processo de implementação dos cantos, bem como as estratégias estabelecidas diante de tais dificuldades. Criar grupos de estudo nas instituições foi a iniciativa tomada diante da dificuldade em romper com o paradigma tradicional e considerar que a criança não é um ser passivo e receptivo. O relato aborda o aprimoramento dos cantos, as marcas pessoais dos envolvidos, tendo por objetivo a autonomia das crianças, o incentivo à aprendizagem e às interações interpessoais. O projeto articula a formação inicial e continuada na universidade, a partir de relatos de práticas educativas reais, de caminhos trilhados por sujeitos no enfrentamento de desafios.pt
dc.format.extent5574-5586-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectEspaço escolarpt
dc.titleFormação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaçospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5574-5586.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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