You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141761
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Rosemara Perpetua-
dc.contributor.authorFürkotter, Monica-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:51Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:21Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2395-2408-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141761-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141761-
dc.description.abstractNeste trabalho, apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, que tem como objetivo geral investigar a formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em dois cursos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que adota como instrumentos metodológicos questionário e entrevista. O primeiro, respondido por alunos do último ano; a segunda, por professores que ministraram disciplinas envolvidas na formação para o uso das TDIC a esses alunos e pelas coordenadoras dos cursos. Os dados aqui analisados resultam de perguntas sobre as disciplinas envolvidas nessa formação. Fundamentam a análise pressupostos sobre instrucionismo e construcionismo, entre outros. Os resultados indicam que, nas disciplinas focalizadas, os alunos tiveram uma formação caracterizada pela não intencionalidade, exceto em duas delas. Apesar de restrita do ponto de vista curricular, a abordagem não intencional das TDIC representou formação para os futuros professores, uma vez que a reconheceram nas disciplinas que cursaram e que indicaram como envolvidas nesse processo. Do ponto de vista do objetivo geral da pesquisa, esse resultado fornece indícios de que o que está posto nos projetos pedagógicos, relativamente a esta formação, ocorre de modo distinto na prática, segundo alunos e professores. Constata-se que, das disciplinas indicadas no projeto como aquelas que, articuladas, promoveriam a formação pesquisada, duas efetivamente contribuíram para promovê-la.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent2395-2408-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt
dc.titleFormação do futuro professor de matemática para uso das tdic na escola contemporâneapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2395-2408.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.