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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarin, Fátima Aparecida Dias Gomes-
dc.contributor.authorGarms, Marin; Gilza Maria Zauhy-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:51Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:21Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2456-2468-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141763-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141763-
dc.description.abstractEste trabalho parte da relevância dos profissionais de educação infantil conceberem os espaços das instituições como um recurso educativo que contribui para a qualidade de formação das crianças pequenas. A organização do espaço tem um papel importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança. Na intenção de aprofundar reflexões a respeito do espaço escolar e investigar como está sendo a formação inicial dos professores da educação infantil fizemos uma pesquisa com alunos do último semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP. A pesquisa qualitativa contou com a participação de 39 alunos. Foi solicitado aos estudantes que sugerissem, por escrito, como deveria ser a decoração de uma instituição de educação infantil e que confeccionassem dois desenhos, um deles sobre a organização do espaço de uma sala e outro de uma instituição de educação infantil. Diante das múltiplas dimensões que envolvem a organização do espaço, nos atemos especificamente aos significados que emergiram das escolhas dos profissionais a respeito da decoração do ambiente escolar. A investigação resultou em um material valioso para a formação, desde que seja explorado no sentido de promover interações dialógicas e críticas que visem à tomada de consciência dos equívocos e dos aspectos não privilegiados ou parcialmente constatados nas respostas e desenhos. Deste modo, este trabalho contribui para a profissionalização docente no âmbito da formação inicial, no que tange a organização dos espaços, especialmente a decoração dos ambientes educativos.pt
dc.format.extent2456-2468-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEspaço escolarpt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectDecoração de ambientes escolarespt
dc.titleFormação profissional: a decoração das instituições de educação infantil e seus significadospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2456-2468.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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