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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141765
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Somensi, Camila | - |
dc.contributor.author | Oittica, Cristine Reis | - |
dc.contributor.author | Vicente, Luciano Aparecido | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:22Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:52Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:22Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:52Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7884-7896 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141765 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141765 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa refletir sobre as fragilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (DCN/P, 2006), indagando sobre a articulação ou não do curso como licenciatura ou bacharelado, considerando as demandas da organização do trabalho no mundo contemporâneo. Com esse objetivo analisaremos as DCN/P (2006) e seu processo de planejamento e implantação, observando a opinião crítica de especialistas em educação . Elencamos algumas críticas tecidas por esses teóricos sobre a legislação e por fim discutiremos sobre uma questão que emerge ao analisarmos as DCN/P (2006): A pedagogia é apenas licenciatura como foi explicitado na lei ? A metodologia escolhida foi pesquisa bibliográfica, buscando-se interpretar os dados a partir da perspectiva dialética, que considera os objetos de estudo a partir de sua contradição e conflito. O curso de Pedagogia em virtude das DCN/P (2006) foi definido apenas como licenciatura, em uma tentativa de agrupar os conhecimentos de licenciatura e bacharelado. Porém essa organização do processo formativo acaba prejudicando a formação do pedagogo, tanto como professor da educação básica, como gestor escolar e também como pedagogo em espaços não escolares. O curso de pedagogia ao propor formar para muitas atividades (professor, gestor, pesquisador, pedagogo extra-escolar), acaba não formando adequadamente para nenhuma das funções que se propõe. Nesse sentido, como alunos desse curso propomos como urgente uma revisão das DCN/P (2006) com o intuito de assegurar uma diretriz curricular que forme para a licenciatura e, também, uma outra que forme para o bacharelado. | pt |
dc.format.extent | 7884-7896 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Diretrizes curriculares da pedagogia | pt |
dc.subject | Licenciatura e bacharelado | pt |
dc.title | Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-7884-7896.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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