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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141767
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Joana Angélica Bernardo de Oliveira-
dc.contributor.authorGarms, Gilza Maria Zauhy-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:52Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:22Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2557-2570-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141767-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141767-
dc.description.abstractA concepção que o professor tem sobre o conceito de atividade começa a ser formada com suas experiências como aluno, e vão se delineando em sua formação inicial até quando começa atuar diretamente com as crianças. Muitas propostas educativas foram criadas ao longo da história da educação, que valorizam a participação da criança, sua competência e a importância de sua ação, mas pesquisas comprovam que estes ideais ainda estão distantes da realidade das escolas. Mas esta distância não decorre da falta de propostas inovadoras, e sim, da sua transformação em práticas pedagógicas. O objetivo da pesquisa é discutir o conceito de atividade e suas implicações na formação inicial e nas práticas de professores da Educação Infantil e verificar quais as concepções de atividade e criança estão presentes no discurso dos estudantes do segundo ano de Pedagogia da FCT/Unesp e nas práticas de 3 professores de Educação Infantil de Presidente Prudente e comparar estas concepções com o pensamento dos teóricos que orientam os cursos de formação de professores e compõem as propostas pedagógicas das instituições. Para realização da pesquisa aplicamos questionários com os alunos de pedagogia e observações das práticas dos professores. Os resultados apontaram uma diversidade de concepções, revelando a falta de clareza do que é a atividade na Educação Infantil. Com relação às práticas dos professores, observamos concepções de atividade que, se aproximavam apenas da simples realização e outras vezes possibilitavam a ação e participação ativa da criança. Demonstrando uma necessidade de aprofundamento de estudos sobre a importância das atividades e da ação da criança como instrumento essencial para aprender e assim, contribuir para a mudança efetiva e melhora da qualidade na Educação Infantil.pt
dc.format.extent2557-2570-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleO conceito de atividade/ ação presente na formação inicial e nas práticas na educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2557-2570.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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