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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAnanias, Natália Teixeira-
dc.contributor.authorMarin, Fátima Aparecida Dias Gomes-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:23Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:52Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:23Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2766-2778-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141770-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141770-
dc.description.abstractEste relato de pesquisa apresenta parte dos resultados da Dissertação de Mestrado intitulada “Educação Ambiental e água: concepções e práticas educativas em Escolas Municipais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Pres. Prudente-SP. Investigou-se como o tema água comparece nos Projetos Especiais das Escolas; nos planos de ensino; nos livros didáticos de Ciências e de Geografia adotados pelo município e como é abordado pelos docentes, a partir das suas concepções teórico-metodológicas. Muitos países sofrem com a escassez da água potável. O desperdício e a poluição aliados à falta de planejamento do poder público e de sensibilização ambiental por parte da população têm agravado a crise hídrica. A escola tem um importante papel na formação do cidadão para que tenham atitudes responsáveis com relação ao meio ambiente. Por meio de um recorte, apresentamos neste relato de pesquisa as discussões que são relacionadas ao trabalho docente dos professores que foram sujeitos da investigação. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e estudo de caso, sendo que os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos com os quatro docentes apontam que eles não tiveram acesso durante a formação inicial e continuada a discussões sobre Educação Ambiental e água. As concepções e saberes dos quatro docentes estão baseados nos conteúdos dos livros didáticos, textos veiculados pela mídia, e em pesquisas de sites na internet.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent2766-2778-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectÁguapt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectTrabalho docentept
dc.titleO trabalho docente no ensino fundamental: o tema água e a educação ambiental em questãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2766-2778.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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