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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141771
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Taisa Andrade de Souza Silva-
dc.contributor.authorSantos, Ana Laura Garro dos-
dc.contributor.authorSouza, Renata Junqueira de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:23Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:52Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:23Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6406-6418-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141771-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141771-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo averiguar como os livros do Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) podem valer-se de uma metodologia e de um programa de leitura literária específicos para crianças de 0 a 3 anos considerando as especificidades dessa idade, a fim de contribuir, desde a mais tenra idade, em sua formação como leitoras autônomas. O estudo foi desenvolvido com professores em dois municípios do oeste paulista, Presidente Prudente e Marília, sendo que no primeiro foram averiguadas 34 escolas e no segundo, 51 escolas. Conta ainda com o apoio de dois centros: do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) localizado na faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – UNESP e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura e Escrita (CEPLE) situado na Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – campus de Marília. Vale lembra que a pesquisa teve início junto a FAPESP/CNPq em outubro de 2012 com término previsto para junho de 2014. Até o momento, o método adotado foi a aplicação de questionários semiestrutados com a intenção de observar se havia ou não um trabalho com esses livros e, ainda, de que maneira a formação inicial dos docentes interferia em sua prática pedagógica. Nesta etapa, os livros de literatura infantil do PNBE estão sendo analisados quanto à estrutura do texto literário e das estratégias de compreensão leitora. A partir da análise elaborar-se-á atividades que contemplem tais textos literários e a primeira infância.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent6406-6418-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectLeitura literáriapt
dc.subjectAtividades de leiturapt
dc.subjectFormação complementarpt
dc.titleOs professores dos municípios de presidente prudente e marília e o PNBE (programa nacional de biblioteca da escola) na formação de crianças leitoraspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6406-6418.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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