Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Taisa Andrade de Souza Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Laura Garro dos | - |
dc.contributor.author | Souza, Renata Junqueira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:23Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:52Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:23Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:52Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6406-6418 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141771 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141771 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo averiguar como os livros do Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) podem valer-se de uma metodologia e de um programa de leitura literária específicos para crianças de 0 a 3 anos considerando as especificidades dessa idade, a fim de contribuir, desde a mais tenra idade, em sua formação como leitoras autônomas. O estudo foi desenvolvido com professores em dois municípios do oeste paulista, Presidente Prudente e Marília, sendo que no primeiro foram averiguadas 34 escolas e no segundo, 51 escolas. Conta ainda com o apoio de dois centros: do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) localizado na faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – UNESP e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura e Escrita (CEPLE) situado na Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – campus de Marília. Vale lembra que a pesquisa teve início junto a FAPESP/CNPq em outubro de 2012 com término previsto para junho de 2014. Até o momento, o método adotado foi a aplicação de questionários semiestrutados com a intenção de observar se havia ou não um trabalho com esses livros e, ainda, de que maneira a formação inicial dos docentes interferia em sua prática pedagógica. Nesta etapa, os livros de literatura infantil do PNBE estão sendo analisados quanto à estrutura do texto literário e das estratégias de compreensão leitora. A partir da análise elaborar-se-á atividades que contemplem tais textos literários e a primeira infância. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 6406-6418 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Leitura literária | pt |
dc.subject | Atividades de leitura | pt |
dc.subject | Formação complementar | pt |
dc.title | Os professores dos municípios de presidente prudente e marília e o PNBE (programa nacional de biblioteca da escola) na formação de crianças leitoras | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-6406-6418.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.