Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141778
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Gabriela Reginato de | - |
dc.contributor.author | Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:53Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:53Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4555-4567 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141778 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141778 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Acreditamos que a formação contínua de professores em serviço pode contribuir para a qualidade da escola pública, a partir da reflexão sobre os desafios desta instituição e considerando os saberes docentes. Entendemos que as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) têm potencial para promover esta formação. Nosso objetivo geral foi analisar se as HTPC têm sido concebidas e realizadas nas escolas públicas de maneira a contribuir para a formação contínua dos professores e para a reflexão sobre os saberes docentes de forma a atender aos desafios da escola pública brasileira. Pesquisamos duas escolas municipais de Presidente Prudente-SP, adotando uma abordagem qualitativa e de caráter etnográfico, empregando como procedimentos metodológicos a identificação das concepções de professoras e gestoras sobre as HTPC, a aplicação de questionários e a realização de observações das HTPC para aprofundamento. A análise dos dados revelou que nas escolas pesquisadas as HTPC são espaços de formação contínua de professores em serviço e de reflexão sobre os saberes docentes. Todavia, esta formação privilegia diferentes perspectivas em cada uma das escolas, a saber, a formação do professor como intelectual crítico-reflexivo e a formação na perspectiva tecnicista. Portanto, há avanços na compreensão das escolas públicas como espaços de formação e na valorização dos saberes docentes, mas também desafios a serem superados para que a formação contínua em serviço contribua desenvolvimento profissional docente e a conquista da qualidade da educação escolar. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 4555-4567 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação contínua em serviço de professores | pt |
dc.subject | Saberes docentes | pt |
dc.subject | HTPC | pt |
dc.title | Um estudo sobre a formação contínua em serviço de professores nas escolas públicas municipais de presidente prudente-sp: adentrando o cotidiano das horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4555-4567.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.