You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Gabriela Reginato de-
dc.contributor.authorGiorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:53Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4555-4567-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141778-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141778-
dc.description.abstractEste trabalho trata da dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Acreditamos que a formação contínua de professores em serviço pode contribuir para a qualidade da escola pública, a partir da reflexão sobre os desafios desta instituição e considerando os saberes docentes. Entendemos que as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) têm potencial para promover esta formação. Nosso objetivo geral foi analisar se as HTPC têm sido concebidas e realizadas nas escolas públicas de maneira a contribuir para a formação contínua dos professores e para a reflexão sobre os saberes docentes de forma a atender aos desafios da escola pública brasileira. Pesquisamos duas escolas municipais de Presidente Prudente-SP, adotando uma abordagem qualitativa e de caráter etnográfico, empregando como procedimentos metodológicos a identificação das concepções de professoras e gestoras sobre as HTPC, a aplicação de questionários e a realização de observações das HTPC para aprofundamento. A análise dos dados revelou que nas escolas pesquisadas as HTPC são espaços de formação contínua de professores em serviço e de reflexão sobre os saberes docentes. Todavia, esta formação privilegia diferentes perspectivas em cada uma das escolas, a saber, a formação do professor como intelectual crítico-reflexivo e a formação na perspectiva tecnicista. Portanto, há avanços na compreensão das escolas públicas como espaços de formação e na valorização dos saberes docentes, mas também desafios a serem superados para que a formação contínua em serviço contribua desenvolvimento profissional docente e a conquista da qualidade da educação escolar.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent4555-4567-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação contínua em serviço de professorespt
dc.subjectSaberes docentespt
dc.subjectHTPCpt
dc.titleUm estudo sobre a formação contínua em serviço de professores nas escolas públicas municipais de presidente prudente-sp: adentrando o cotidiano das horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4555-4567.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.