You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFabris, Lisandra Carla Orlando-
dc.contributor.authorBaraldo, Luciana Ambrósio-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria Madalena-
dc.contributor.authorAmaral, Mara Suzete Pereira Cabral do-
dc.contributor.authorMendonça, Onaide Schwartz Correa de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:53Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6701-6710-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141780-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141780-
dc.description.abstractEste trabalho discute a alfabetização e apresenta resultados de execução de Projeto de Alfabetização na Rede Municipal de Presidente Prudente que, através da parceria Escola municipal/Universidade/PIBID-CAPES-Governo Federal, tem conseguido resultados relevantes para a melhoria do ensino/aprendizagem da leitura e da escrita através da proposta do método sociolinguístico de alfabetização. Com o objetivo de fundamentar o trabalho e despertar o senso crítico dos envolvidos, a metodologia do projeto consistiu de reuniões semanais para estudo de textos de diversos autores, bem como orientações sobre a aplicação da nova proposta de alfabetização. Implantada em 2012 a proposta fundamentada em Paulo Freire e Emilia Ferreiro alfabetizou mais de 3400 alunos com até sete anos de idade em um ano letivo, por meio de atividades didáticas específicas que levam a criança ao domínio da base alfabética da língua, pois propõe estratégias para alunos em diferentes níveis de escrita. Nesse contexto, além de acompanhar o desenvolvimento das crianças nessa nova proposta de ensino, os bolsistas PIBID aprenderam a elaborar, aplicar atividades e orientar aquelas crianças que apresentavam severas dificuldades de aprendizagem e, com isso, aprenderam a alfabetizar. Em 2012, 72,61% dos alunos matriculados no 1º. Ano concluíram o ano letivo alfabetizados e 87,64% dos matriculados no 2º. Ano, alfabetizados e produzindo bons textos. As professoras, orientadoras, diretoras e a supervisora de ensino envolvidas com o projeto afirmam que esta foi a proposta que alfabetizou com mais qualidade e eficiência até o momento e que a presença dos bolsistas enriquece ainda mais o trabalho.pt
dc.format.extent6701-6710-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectMétodo sociolinguísticopt
dc.subjectPIBIDpt
dc.titleUniversidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetizaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionSecretaria de Educação de Presidente Prudente-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6701-6710.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.