Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141780
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fabris, Lisandra Carla Orlando | - |
dc.contributor.author | Baraldo, Luciana Ambrósio | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria Madalena | - |
dc.contributor.author | Amaral, Mara Suzete Pereira Cabral do | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Onaide Schwartz Correa de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:53Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:53Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6701-6710 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141780 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141780 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho discute a alfabetização e apresenta resultados de execução de Projeto de Alfabetização na Rede Municipal de Presidente Prudente que, através da parceria Escola municipal/Universidade/PIBID-CAPES-Governo Federal, tem conseguido resultados relevantes para a melhoria do ensino/aprendizagem da leitura e da escrita através da proposta do método sociolinguístico de alfabetização. Com o objetivo de fundamentar o trabalho e despertar o senso crítico dos envolvidos, a metodologia do projeto consistiu de reuniões semanais para estudo de textos de diversos autores, bem como orientações sobre a aplicação da nova proposta de alfabetização. Implantada em 2012 a proposta fundamentada em Paulo Freire e Emilia Ferreiro alfabetizou mais de 3400 alunos com até sete anos de idade em um ano letivo, por meio de atividades didáticas específicas que levam a criança ao domínio da base alfabética da língua, pois propõe estratégias para alunos em diferentes níveis de escrita. Nesse contexto, além de acompanhar o desenvolvimento das crianças nessa nova proposta de ensino, os bolsistas PIBID aprenderam a elaborar, aplicar atividades e orientar aquelas crianças que apresentavam severas dificuldades de aprendizagem e, com isso, aprenderam a alfabetizar. Em 2012, 72,61% dos alunos matriculados no 1º. Ano concluíram o ano letivo alfabetizados e 87,64% dos matriculados no 2º. Ano, alfabetizados e produzindo bons textos. As professoras, orientadoras, diretoras e a supervisora de ensino envolvidas com o projeto afirmam que esta foi a proposta que alfabetizou com mais qualidade e eficiência até o momento e que a presença dos bolsistas enriquece ainda mais o trabalho. | pt |
dc.format.extent | 6701-6710 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Método sociolinguístico | pt |
dc.subject | PIBID | pt |
dc.title | Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Secretaria de Educação de Presidente Prudente | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-6701-6710.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.