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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141781
Título: 
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
Este subprojeto, vinculado ao PIBID, está sendo realizado junto ao Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente, em parceria com escolas municipais do Ensino Fundamental. Conta com equipe formada por 01 coordenador, 06 bolsistas, 01 professor supervisor e 06 colaboradores. Teve seu início em agosto de 2011 e se estenderá até fevereiro de 2014. Estabelece como objetivos: aprimorar a formação inicial, por meio da estreita relação entre teoria e prática; promover avanços qualitativos na prática educativa das escolas, por meio da colaboração no processo de formação continuada. A metodologia é de natureza qualitativa e se pauta em pressupostos da pesquisa-intervenção, destaque para o trabalho colaborativo entre os sujeitos e as mudanças qualitativas na realidade. São oferecidas condições privilegiadas de formação aos bolsistas por meio de reuniões semanais de estudo, planejamento, sistematização dos resultados e avaliação das atividades. O referencial teórico apóia-se em documentos oficiais e autores de diversas áreas, destaque para Educação Física, Pedagogia, Sociologia e Psicologia. Assume como perspectiva a concepção de educação que considera o professor como interlocutor, a infância como categoria social, a criança como ator social e produtor de cultura. Como resultados, destacam-se a acolhedora recepção do subprojeto pela escola; a materialização de procedimentos metodológicos indutores da participação das crianças nas aulas; revela, ainda, que a freqüência e a regularidade no processo de estreitamento entre elementos teóricos e práticos no exercício da docência promovem avanços na qualidade da educação e na formação inicial e continuada de professores.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7287-7299
Duração: 
7287-7299
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Formação de professores
  • Cultura corporal
  • Infância
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141781
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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