Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141781
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, José Milton de | - |
dc.contributor.author | Lima, Márcia Regina Canhoto de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:54Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7287-7299 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141781 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141781 | - |
dc.description.abstract | Este subprojeto, vinculado ao PIBID, está sendo realizado junto ao Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente, em parceria com escolas municipais do Ensino Fundamental. Conta com equipe formada por 01 coordenador, 06 bolsistas, 01 professor supervisor e 06 colaboradores. Teve seu início em agosto de 2011 e se estenderá até fevereiro de 2014. Estabelece como objetivos: aprimorar a formação inicial, por meio da estreita relação entre teoria e prática; promover avanços qualitativos na prática educativa das escolas, por meio da colaboração no processo de formação continuada. A metodologia é de natureza qualitativa e se pauta em pressupostos da pesquisa-intervenção, destaque para o trabalho colaborativo entre os sujeitos e as mudanças qualitativas na realidade. São oferecidas condições privilegiadas de formação aos bolsistas por meio de reuniões semanais de estudo, planejamento, sistematização dos resultados e avaliação das atividades. O referencial teórico apóia-se em documentos oficiais e autores de diversas áreas, destaque para Educação Física, Pedagogia, Sociologia e Psicologia. Assume como perspectiva a concepção de educação que considera o professor como interlocutor, a infância como categoria social, a criança como ator social e produtor de cultura. Como resultados, destacam-se a acolhedora recepção do subprojeto pela escola; a materialização de procedimentos metodológicos indutores da participação das crianças nas aulas; revela, ainda, que a freqüência e a regularidade no processo de estreitamento entre elementos teóricos e práticos no exercício da docência promovem avanços na qualidade da educação e na formação inicial e continuada de professores. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 7287-7299 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Cultura corporal | pt |
dc.subject | Infância | pt |
dc.title | O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-7287-7299.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.