Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141783
Título: 
Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
O presente texto apresenta resultados de uma proposta de formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) “Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. Teve por objetivo mapear o perfil dos participantes, suas necessidades formativas quanto ao trabalho com os estudantes da educação especial, bem como a percepção deles sobre inclusão. Participaram desta investigação 1040 professores e gestores em exercício nas escolas públicas estaduais paulistas que concluíram a formação e que responderam ao questionário versando, entre outros, sobre aspectos do tema em estudo. A partir de uma análise estatística, os resultados indicam, quanto ao perfil dos participantes, algumas associações entre as respostas quando considerado o gênero (feminino e masculino) e faixa etária; gênero, cargo e tempo de trabalho; área de formação e cargo ocupado atualmente etc. Quanto às necessidades e expectativas há prevalência pelo aprimoramento do conhecimento profissional da docência com vistas a incluir o estudante da educação especial, visto que a formação inicial e as complementações oferecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo são insuficientes para ensinar a todos os estudantes. Percebe-se que a percepção dos participantes sobre inclusão escolar as respostas parecem indicar o discurso “politicamente correto”.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9382-9394
Duração: 
9382-9394
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141783
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.