Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141783
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rinaldi, Renata Portela | - |
dc.contributor.author | Rinaldi, José Gilberto Spasiani | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:54Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9382-9394 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141783 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141783 | - |
dc.description.abstract | O presente texto apresenta resultados de uma proposta de formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) “Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. Teve por objetivo mapear o perfil dos participantes, suas necessidades formativas quanto ao trabalho com os estudantes da educação especial, bem como a percepção deles sobre inclusão. Participaram desta investigação 1040 professores e gestores em exercício nas escolas públicas estaduais paulistas que concluíram a formação e que responderam ao questionário versando, entre outros, sobre aspectos do tema em estudo. A partir de uma análise estatística, os resultados indicam, quanto ao perfil dos participantes, algumas associações entre as respostas quando considerado o gênero (feminino e masculino) e faixa etária; gênero, cargo e tempo de trabalho; área de formação e cargo ocupado atualmente etc. Quanto às necessidades e expectativas há prevalência pelo aprimoramento do conhecimento profissional da docência com vistas a incluir o estudante da educação especial, visto que a formação inicial e as complementações oferecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo são insuficientes para ensinar a todos os estudantes. Percebe-se que a percepção dos participantes sobre inclusão escolar as respostas parecem indicar o discurso “politicamente correto”. | pt |
dc.format.extent | 9382-9394 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9382-9394.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.