Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141784
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Omodei, Juliana Dalbem | - |
dc.contributor.author | Rinaldi, Renata Portela | - |
dc.contributor.author | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:54Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4508-4520 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141784 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141784 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta resultados de uma experiência de práticas de ensino voltadas à aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual (DI). Objetiva-se analisar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem e a inclusão dos participantes da pesquisa, por meio de um trabalho de acompanhamento pedagógico. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa amparada na perspectiva Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), em que são considerados o contexto e interesses dos participantes. Cada etapa do trabalho foi monitorada com a finalidade de observar eventuais avanços e detectar as dificuldades encontradas, com a intenção de avaliar a pertinência das ações desenvolvidas. Os dados analisados pautaram-se no uso de narrativas escritas de estagiárias que desenvolvem o acompanhamento, bem como nas atividades desenvolvidas pelos participantes. Os resultados indicam impactos positivos tanto no que diz respeito ao processo de aprendizagem cognitiva, mas fortemente apontam impactos na vida social e afetiva dos estudantes, fazendo-os reconhecer suas capacidades e a partir delas ampliar suas expectativas pessoais, emocionais e profissionais que potencializam seu processo de inclusão. Ainda, possibilita a obtenção de progressos no manuseio do computador e internet e no convívio social favorecendo a igualdade de oportunidades, de acesso a novos conhecimentos, introduzindo-os numa nova visão de mundo, promovendo autonomia e confiança, o que culmina em um processo inicial de inclusão social, digital e educacional. | pt |
dc.format.extent | 4508-4520 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Tecnologia digitais de informação e comunicação | pt |
dc.subject | Educação inclusão | pt |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt |
dc.title | Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso pedagógico na aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Estatística, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Estatística, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4508-4520.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.