Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141786
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Mara Alice | - |
dc.contributor.author | Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:54Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5405-5417 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141786 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141786 | - |
dc.description.abstract | O artigo apresenta os resultados de uma Pesquisa realizada com oito bebês de idade de quatro a cinco meses, matriculados em berçários públicos de um município paulista. Utilizou-se para a coleta de dados, um questionário estruturado fechado, que é um instrumento avaliativo do desenvolvimento global daqueles bebês e crianças pequenas, do Programa de Estimulação Precoce, baseado na teoria maturacionista. Nossa pesquisa objetivou levantar quais comportamentos são ou não realizados por aqueles bebês, exprimindo se a presença ou ausência são consequências da maturação biológica ou da mediação humana e para a análise destes dados, nos utilizamos dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Decorrentes daquela teoria esperava-se que tais comportamentos estivessem espontaneamente presentes por consequência natural da maturação fisiológica, o que não se verificou; se não estão presentes há que se pensar que não são naturais, pelo contrário, precisam ser ensinados para serem aprendidos, apropriados. Os resultados nos mostram, por exemplo, que o índice de ausência dos comportamentos “rir e balbuciar” é tão alto que não nos permitem duvidar que esta atividade mental humana é um produto da história social, em outras palavras, as crianças não nascem sabendo rir ou balbuciar, pelo contrário, precisam de estimulação e mediação humana para que estes comportamentos sejam por elas expressos. Daí a importância de, conforme nos ensina Vigotski, aproveitar o momento em que estas e outras funções psíquicas superiores ainda não estão plenamente desenvolvidas para influenciar e potencializar seu desenvolvimento. | pt |
dc.format.extent | 5405-5417 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt |
dc.subject | Terapia ocupacional | pt |
dc.title | Dos quatro aos cinco meses. de gesell a vigotski: as limitações da teoria maturacionista | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Prefeitura de Araçatuba | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Prefeitura de Araçatuba, Araçatuba, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-5405-5417.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.