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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZengo, Lonise Caroline-
dc.contributor.authorZengo, Loiane Maria-
dc.contributor.authorSeabra Junior, Manoel Osmar-
dc.contributor.authorOliveira, Amália Rebouças de Paiva e-
dc.contributor.authorFaustino, Pedro Ferreira-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:54Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:28Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9050-9060-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141787-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141787-
dc.description.abstractAo se contrapor a formação dos docentes do ensino comum regular com a inclusão escolar vivenciada pelo sistema educacional brasileiro, a qual garante acesso, permanência e qualidade do ensino, destaca-se a importância do desenvolvimento na formação e cotidiano escolar da Tecnologia Assistiva (TA), entendida nesta pesquisa com estratégias de ensino e recursos pedagógicos. Nesta perspectiva, a pesquisa possui como objetivo a construção/ adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos que favoreçam o ensino-aprendizagem da modalidade do Badminton às pessoas com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida com alunos diagnosticados com Deficiência Intelectual, matriculados na APAE de Presidente Prudente. Para o ensino da modalidade foram desenvolvidas 40 intervenções, dividindo os fundamentos do Badminton de acordo com as habilidades motoras básicas propostas por Gallahue (2003): estabilizantes, manipulativas e locomotoras. No desenvolvimento das atividades ao nos depararmos com obstáculos no desenvolvimento da modalidade, utilizou-se como parâmetro para sua superação as etapas do fluxograma de Manzini e Santos (2002). Utilizou-se na pesquisa a abordagem exploratória, analítico-descritiva, e a coleta de dados baseada na observação e registro por meio de uma ficha de registro. Concluiu-se que a utilização das TA foram essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento e sucesso da aprendizagem da modalidade esportiva, destacando sua importância na formação do docente, bem como em seu cotidiano.pt
dc.format.extent9050-9060-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectTecnologia assistivapt
dc.subjectRecursos pedagógicos e estratégias de ensinopt
dc.titleEstratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectualpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9050-9060.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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