You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141789
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRomero, Luiz Rogério-
dc.contributor.authorBarbosa, Marcelo Fernandes-
dc.contributor.authorArgentino, Regina-
dc.contributor.authorOliveira, Claudia Alves de-
dc.contributor.authorFrancisco, Daniela-
dc.contributor.authorSouza, Rafaela Isabo Zamboni Pereira de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:28Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10977-10988-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141789-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141789-
dc.description.abstractO tema saúde tem sido frequentemente abordado na sociedade atual, transcendendo limites geográficos, econômicos, sociais e culturais. Salienta-se que a escola tem sido apontada como instituição privilegiada de intervenção para a promoção de saúde, sobretudo nas aulas de Educação Física. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de identificar barreiras e potencialidades dos professores de Educação Física escolar na abordagem de temas relacionados à saúde. O estudo situou-se entre professores de Educação Física da rede estadual de ensino fundamental e médio de Lençóis Paulista e Igaraçu do Tietê, com aplicação de questionários. Utilizou-se teste estatístico de análise de variância (Anova) para o cruzamento das variáveis rendas familiar e gasto energético habitual. O nível de significância foi de 5%. Destaca-se a diversidade de conhecimentos sobre o tema e as dificuldades quanto à formação dos professores, aparente ineficiência de incentivos ao aperfeiçoamento contínuo, elevada carga de trabalho como algumas das limitações de operacionalização do desenvolvimento de conteúdo. Sobre a prática de atividade física, muitos dos professores não atingiram as recomendações de atividade física para a saúde. Sobre a relação da prática de atividades físicas e a renda familiar, destaca-se que a estimativa de menor gasto energético habitual foi identificada entre indivíduos que apresentaram valores inferiores quanto ao rendimento familiar. Diante deste panorama, recomendam-se maiores estudos sobre esta população no sentido de melhor conhecer suas especificidades e favorecer mudanças organizacionais e de políticas públicas.pt
dc.format.extent10977-10988-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectSaúdept
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.titleProfessores de educação física escolar: formação, gasto energético, renda familiar e seu trabalho com a temática saúdept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10977-10988.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.