Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141789
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Romero, Luiz Rogério | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Marcelo Fernandes | - |
dc.contributor.author | Argentino, Regina | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Claudia Alves de | - |
dc.contributor.author | Francisco, Daniela | - |
dc.contributor.author | Souza, Rafaela Isabo Zamboni Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:55Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10977-10988 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141789 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141789 | - |
dc.description.abstract | O tema saúde tem sido frequentemente abordado na sociedade atual, transcendendo limites geográficos, econômicos, sociais e culturais. Salienta-se que a escola tem sido apontada como instituição privilegiada de intervenção para a promoção de saúde, sobretudo nas aulas de Educação Física. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi de identificar barreiras e potencialidades dos professores de Educação Física escolar na abordagem de temas relacionados à saúde. O estudo situou-se entre professores de Educação Física da rede estadual de ensino fundamental e médio de Lençóis Paulista e Igaraçu do Tietê, com aplicação de questionários. Utilizou-se teste estatístico de análise de variância (Anova) para o cruzamento das variáveis rendas familiar e gasto energético habitual. O nível de significância foi de 5%. Destaca-se a diversidade de conhecimentos sobre o tema e as dificuldades quanto à formação dos professores, aparente ineficiência de incentivos ao aperfeiçoamento contínuo, elevada carga de trabalho como algumas das limitações de operacionalização do desenvolvimento de conteúdo. Sobre a prática de atividade física, muitos dos professores não atingiram as recomendações de atividade física para a saúde. Sobre a relação da prática de atividades físicas e a renda familiar, destaca-se que a estimativa de menor gasto energético habitual foi identificada entre indivíduos que apresentaram valores inferiores quanto ao rendimento familiar. Diante deste panorama, recomendam-se maiores estudos sobre esta população no sentido de melhor conhecer suas especificidades e favorecer mudanças organizacionais e de políticas públicas. | pt |
dc.format.extent | 10977-10988 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação profissional | pt |
dc.subject | Saúde | pt |
dc.subject | Políticas públicas | pt |
dc.title | Professores de educação física escolar: formação, gasto energético, renda familiar e seu trabalho com a temática saúde | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10977-10988.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.