You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Márcia Regina Canhoto de-
dc.contributor.authorLima, José Milton de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:29Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4867-4879-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141790-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141790-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida, no ano de 2012, em uma escola municipal de um Distrito da cidade de Presidente Prudente/SP e contou com a participação de docentes e com aproximadamente 180 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo principal investigar como a Educação Física escolar, embasada na perspectiva freireana, pode contribuir na formação de sujeitos mais conscientes de si, do mundo e da sua ação na sociedade. A metodologia foi de natureza qualitativa, caracterizando-se como Pesquisa-Intervenção. Apesar dos resultados neste tipo de pesquisa ser colhidos em longo prazo, foi possível inferir que, ainda, falta muito para que se forme um cidadão crítico e consciente da sua atuação no mundo, pois muitas variáveis interferem nesse processo, destaque para a família, a mídia, a igreja, entre outras. Entretanto, pôde-se constatar que através da vivência e da problematização que aconteceram nas aulas de Educação Física, foi possível estimular uma convivência mais respeitosa e harmônica, promovendo uma aprendizagem mais conscientizadora, que permitiu ao aluno pensar, questionar, debater, argumentar, intervir de maneira a despertar a consciência crítica para a realidade e para o exercício da cidadania ativa, o que pode ser disseminado na comunidade em que os alunos vivem. Destacamos que o investimento na formação humana das pessoas deve ser uma preocupação constante de todos os educadores que acreditam ser possível uma escola, uma sociedade e um mundo, mais justo, humano e igualitário para todos os seres humanos.pt
dc.format.extent4867-4879-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectCultura corporal de movimentopt
dc.subjectJogospt
dc.subjectConscientizaçãopt
dc.titleA educação física escolar como promotora de formação humana e crítica: uma perspectiva freireanapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4867-4879.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.