Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141791
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fracon, Thais Lima | - |
dc.contributor.author | Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim | - |
dc.contributor.author | Ponce, Rosiane de Fátima | - |
dc.contributor.author | Pereira, Janaina dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:29Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:55Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:29Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3382-3391 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141791 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141791 | - |
dc.description.abstract | O crescente número de crianças diagnosticadas com Transtorno Déficit Atenção/Hiperatividade (TDAH) vem se tornando motivo de preocupação. Muitos “diagnósticos” se baseiam apenas no comportamento em sala de aula, o que faz com que muitas crianças sejam rotuladas como hiperativas e consequentemente medicadas de forma indiscriminada, prejudicando seu desenvolvimento e aprendizagem. Diante desse fato, realizamos um Projeto de Intervenção e Pesquisa objetivando superar o senso comum de que todo aluno desatento e/ou inquieto tem TDAH e deve receber medicação para ser “controlado”. Reforçamos que mediante atividades ludo-pedagógicas estas crianças podem superar as dificuldades apresentadas na escola e que práticas diferenciadas planejadas de forma intencional pelo professor são essenciais para o desenvolvimento infantil. O referencial teórico metodológico utilizado é baseado na Teoria Histórico-cultural proposta por Vigotsky (1996, 2001). O projeto se desenvolveu com observações sistemáticas em uma escola municipal de Pres. Prudente/SP e posterior intervenção no LAR (Laboratório de Atividades Ludo-pedagógicas), com crianças de 06 a 08 anos diagnosticadas com TDAH, visando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em especial a atenção e memória voluntária. Os resultados obtidos nas observações até o momento apontam que as crianças realmente apresentam dificuldades de aprendizagem na escola, entretanto, nas intervenções no LAR, mostram-se atentas e concentradas durante as atividades propostas. A partir disso concluímos que o trabalho lúdico-educativo do professor com atividades diferenciadas na escola são de extrema importância para a superação de dificuldades e desenvolvimento desses sujeitos. | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 3382-3391 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Atividades ludo-pedagógicas | pt |
dc.subject | Professor mediador | pt |
dc.subject | TDAH | pt |
dc.title | A importância do trabalho educativo do professor para o desenvolvimento da atenção e memória voluntária em crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) na escola | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-3382-3391.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.