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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFracon, Thais Lima-
dc.contributor.authorViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim-
dc.contributor.authorPonce, Rosiane de Fátima-
dc.contributor.authorPereira, Janaina dos Santos-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:29Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3382-3391-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141791-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141791-
dc.description.abstractO crescente número de crianças diagnosticadas com Transtorno Déficit Atenção/Hiperatividade (TDAH) vem se tornando motivo de preocupação. Muitos “diagnósticos” se baseiam apenas no comportamento em sala de aula, o que faz com que muitas crianças sejam rotuladas como hiperativas e consequentemente medicadas de forma indiscriminada, prejudicando seu desenvolvimento e aprendizagem. Diante desse fato, realizamos um Projeto de Intervenção e Pesquisa objetivando superar o senso comum de que todo aluno desatento e/ou inquieto tem TDAH e deve receber medicação para ser “controlado”. Reforçamos que mediante atividades ludo-pedagógicas estas crianças podem superar as dificuldades apresentadas na escola e que práticas diferenciadas planejadas de forma intencional pelo professor são essenciais para o desenvolvimento infantil. O referencial teórico metodológico utilizado é baseado na Teoria Histórico-cultural proposta por Vigotsky (1996, 2001). O projeto se desenvolveu com observações sistemáticas em uma escola municipal de Pres. Prudente/SP e posterior intervenção no LAR (Laboratório de Atividades Ludo-pedagógicas), com crianças de 06 a 08 anos diagnosticadas com TDAH, visando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em especial a atenção e memória voluntária. Os resultados obtidos nas observações até o momento apontam que as crianças realmente apresentam dificuldades de aprendizagem na escola, entretanto, nas intervenções no LAR, mostram-se atentas e concentradas durante as atividades propostas. A partir disso concluímos que o trabalho lúdico-educativo do professor com atividades diferenciadas na escola são de extrema importância para a superação de dificuldades e desenvolvimento desses sujeitos.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent3382-3391-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectAtividades ludo-pedagógicaspt
dc.subjectProfessor mediadorpt
dc.subjectTDAHpt
dc.titleA importância do trabalho educativo do professor para o desenvolvimento da atenção e memória voluntária em crianças diagnosticadas com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) na escolapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3382-3391.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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