You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim-
dc.contributor.authorPonce, Rosiane de Fátima-
dc.contributor.authorPelegrine, Anderson de Oliveira-
dc.contributor.authorNunes, Rodrigo Lima-
dc.contributor.authorBezerra, Janaina Pereira Duarte-
dc.contributor.authorFelix, Tatiane Pires-
dc.contributor.authorNascimento, Ariana do-
dc.contributor.authorFracon, Thais Lima-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:29Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3761-3773-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141792-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141792-
dc.description.abstractO presente artigo procurou abordar as implicações do Projeto de Intervenção e Pesquisa realizado pela equipe GEIPEE-thc (Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial) Teoria histórico- Cultural da UNESP-Presidente Prudente numa escola pública municipal de Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente/SP, que atende estudantes oriundos de diversos bairros considerados como áreas de exclusão social e pobreza, numa perspectiva de formação dos professores que avance a formação inicial de modo a contribuir com seu trabalho a apartir da realidade escolar vivenciadas por eles. No decorrer do projeto de intervenção foram realizadas importantes discussões entre os profissionais atuantes na escola para que o desenvolvimento dos indivíduos caminhasse em direção ao processo de humanização dos sujeitos escolares. As intervenções e pesquisa no interior da escola se deram por meio de aulas de Educação Física aplicadas pelo GEIPEE-thc que procurou analisar de forma realista e fidedigna, as condições histórico-sociais dos estudantes participantes do Projeto, suas atitudes e manifestações que vão contra valores humano-genéricos, assim como as situações educacionais vividas por esses sujeitos no interior da escola. Paralelamente foram realizados encontros com os professores das respectivas turmas nos momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com o intuito de propor momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a superação de dificuldades, conflitos e situações de violência e/ou indisciplina encontradas no decorrer de suas ações na sala de aula e em outros espaços da escola, sendo que tal momento será objeto de análise nesse artigo.pt
dc.format.extent3761-3773-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectProjeto de intervençãopt
dc.subjectTrabalho educativopt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.titleEducação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3761-3773.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.