You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141793
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlbuquerque, Denise Ivana de Paula-
dc.contributor.authorSchlünzen Junior, Klaus-
dc.contributor.authorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:29Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11751-11763-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141793-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141793-
dc.description.abstractEste estudo, é um recorte da tese de doutoramento, apresenta uma investigação sobre a ferramenta Fórum de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Teleduc, como recurso de orientação e acompanhamento dos formadores da equipe do curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A). O objetivo central foi verificar as possibilidades de interações entre a equipe na ferramenta escolhida. As ações implementadas pela coordenação do curso de T.A, foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da Educação a Distância e possibilitaram uma revisão conceitual no que se refere à interação no AVA. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos preceitos da pesquisa qualitativa e apresenta uma análise estatística descritiva com figuras e tabelas. Os resultados da análise dos dados permitiram uma compreensão de como foram construídas estratégias de mediação a partir das interações e acompanhamento proporcionados pela ferramenta Fórum de Discussão e da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os dados analisados, bem como as considerações apontadas pelos participantes demonstraram a possibilidade de comunicação que permitiram reflexões e transformações nas práticas pedagógicas no AVA. Disto decorre que a adoção de estratégias ou metodologias precisa de forte compromisso por parte da coordenação de um curso em Educação a Distância, no sentido de garantir um processo de orientação e acompanhamento de qualidade.pt
dc.format.extent11751-11763-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleNovas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EADpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-11751-11763.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.