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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141813
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTezani, Thaís Cristina Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:58Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:34Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11730-11741-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141813-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141813-
dc.description.abstractNossa proposta com esse trabalho é apresentar os resultados de uma discussão que surgiu diante do processo de articulação e reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia realizado a pedido a Pró-Reitoria de Graduação da UNESP articulado com as especificidades dos alunos que cursam o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Com o objetivo de desencadear ações que levassem à constituição de organizações curriculares semelhantes para os cursos de mesma nomenclatura, os documentos apontaram que embora todos os cursos obedeçam mesma legislação, a organização curricular de cada um apresenta singularidades. No caso, nos atemos ao curso de Pedagogia de Bauru, iniciado em 2001, e dentre os demais é o único que se distingue pela presença de disciplinas que trabalham com a questão das TIC e possui uma turma com 20 alunos do PARFOR. Diante dessas especificidades, realizou-se estudo nos documentos oficiais do curso e uma ação experimental de uso da educação à distância na formação inicial de professores, especificamente no PARFOR em virtude da sua especificidade. São etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre educação à distância e formação de professores; 2) estudo dos documentos oficiais do curso de Pedagogia da UNESP de Bauru; 3) elaboração e execução de uma proposta didática de ambiente virtual de aprendizagem; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Conclui-se, no caso específico do PARFOR o uso da EaD enquanto complemento das atividades presenciais apresentou ótimos resultados. A presença de disciplinas relacionadas as TIC na formação de professores é fundamental, pois o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam novas possibilidades de articulação teórica e prática.pt
dc.format.extent11730-11741-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleFormação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFORpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciêncas de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-11730-11741.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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