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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKobayashi, Maria Do Carmo Monteiro-
dc.contributor.authorNomiso, Cecília Massako-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:58Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:35Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6052-6062-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141816-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141816-
dc.description.abstractO grande fluxo migratório entre as nações a partir do século XX obrigaram os imigrantes a adaptarem-se a diferentes culturas, línguas, costumes e regras. A pesquisa apresenta situações enfrentadas por duas escolas brasileiras localizadas na província de Aichi – Japão, e suas condições formativas de sujeitos inseridos em um contexto escolar similar ao do Brasil. O intuito da pesquisa foi conhecer a realidade da educação infantil para filhos de decasséguis no Japão, como são suas condições de acesso e permanência nessas escolas. Como ferramenta de coleta de dados utilizou-se os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (BRASIL, 2009), em um estudo de caso com observação direta em pesquisa de campo e análise com abordagem qualitativa. Dentre os resultados obtidos,as avaliações detalhadas das dimensões 5 (espaços, materiais e mobiliários) e 6 (formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais) apontaram índices preocupantes,com percentuais elevados de ações, atitudes ou situações não consolidadas ou inexistentes nas instituições. O governo brasileiro apenas reconhece a instituição de ensino, porém, não supervisiona, disponibiliza verbas ou oferece cursos de aperfeiçoamento para funcionários.Estes tentam complementar e atualizar seus conhecimentos com recursos próprios ou, na maioria das vezes não conseguem concretizar essa etapa de formação. A preocupação por uma educação de qualidade para essas crianças é constante:por um lado readaptação ou adaptação à cultura do Brasil, por outro, a incerteza do tipo de educação proporcionada a esse grupo durante a sua estadia no Japão.pt
dc.format.extent6052-6062-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleProjetos e práticas de formação continuada: relato de pesquisa em duas escolas brasileiras no Japãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento Educação, Faculdade de Ciências (FC), Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento Educação, Faculdade de Ciências (FC), Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6052-6062.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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