You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141820
Title: 
A interação em atividades de demonstração experimental aberta: o desenvolvimento conceitual em uma perspectiva vigotskiana
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
Com este trabalho objetivamos analisar as potencialidades e os limites de uma abordagem de ensino pautada na interação em atividades de demonstração experimental aberta sobre a argumentação de estudantes de licenciatura em física. A questão que nos norteou na análise de tal abordagem foi: quais são os resultados, relativos à argumentação emergente do processo de formação de conceitos dos alunos, acerca dos conceitos de calor e temperatura, decorrentes da interação entre professor e alunos, bem como entre os alunos, mediados por atividades demonstração experimental aberta? Para responder a tal questão constituímos nossos dados através de gravações de áudio e vídeo dos encontros realizados com os sujeitos, de modo a gerar um corpus de análise composto pelos momentos em que os estudantes expuseram argumentos que apresentavam as formulações conceituais que eles detinham dos conceitos de calor e temperatura. A análise dos dados constituídos foi realizada através do referencial da análise textual discursiva e da teoria histórico-cultural, de forma a gerar três categorias de análise: complexos, pseudoconceitos e conceitos. E os resultados obtidos evidenciaram a modificação gradual da argumentação dos sujeitos e a evolução conceitual no decorrer da realização dos encontros.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11058-11068
Time Duration: 
11058-11068
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141820
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.