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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141820
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGalbiatti, Douglas Augusto-
dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:59Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:36Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11058-11068-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141820-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141820-
dc.description.abstractCom este trabalho objetivamos analisar as potencialidades e os limites de uma abordagem de ensino pautada na interação em atividades de demonstração experimental aberta sobre a argumentação de estudantes de licenciatura em física. A questão que nos norteou na análise de tal abordagem foi: quais são os resultados, relativos à argumentação emergente do processo de formação de conceitos dos alunos, acerca dos conceitos de calor e temperatura, decorrentes da interação entre professor e alunos, bem como entre os alunos, mediados por atividades demonstração experimental aberta? Para responder a tal questão constituímos nossos dados através de gravações de áudio e vídeo dos encontros realizados com os sujeitos, de modo a gerar um corpus de análise composto pelos momentos em que os estudantes expuseram argumentos que apresentavam as formulações conceituais que eles detinham dos conceitos de calor e temperatura. A análise dos dados constituídos foi realizada através do referencial da análise textual discursiva e da teoria histórico-cultural, de forma a gerar três categorias de análise: complexos, pseudoconceitos e conceitos. E os resultados obtidos evidenciaram a modificação gradual da argumentação dos sujeitos e a evolução conceitual no decorrer da realização dos encontros.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent11058-11068-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleA interação em atividades de demonstração experimental aberta: o desenvolvimento conceitual em uma perspectiva vigotskianapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-11058-11068.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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