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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141822
Título: 
O ensino de ciências e a educação inclusiva: a formação inicial em debate
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
O objetivo do trabalho foi analisar a inserção da temática Educação Inclusiva em cursos de formação inicial de professores da área de Ciências (Biologia, Física e Química), das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo. Para viabilizar o alcance dos objetivos propostos, foi considerado pertinente o desenvolvimento de um estudo descritivo, seguindo a metodologia de pesquisa qualitativa. O objeto de estudo foram os cursos de licenciatura em Ciências das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo. Os dados foram obtidos pela análise do projeto político pedagógico (PPP) e dos planos de ensino das disciplinas da área pedagógica oferecidas nesses cursos. Para a análise do PPP e dos planos de ensino, optou-se pela análise documental. Buscou-se as palavras chaves: educação inclusiva, inclusão escolar, educação especial, alunos com necessidades educacionais especiais, deficiência, deficientes e recursos especiais. Dos PPPs dos cursos de licenciatura em Ciências, apenas os documentos dos cursos de Física, de uma unidade da UNESP, de Química, de uma unidade da USP, e Ciências da Natureza, de uma unidade da USP é que tratam da Educação Inclusiva. Ressaltamos que em nenhum desses PPPs citados a Educação Inclusiva é amplamente debatida. De um modo geral, ela é apenas citada como parte do planejamento de algumas ações educativas referentes ao curso de licenciatura. Em relação às disciplinas que abordam a temática da Educação Inclusiva, dos 12 cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, apenas três apresentam disciplinas que abordam a temática. Dos sete cursos de licenciatura em Física, quatro possuem disciplina que abordam a temática. Por fim, dos sete cursos de licenciatura em Química, apenas dois contam com disciplinas que abordam a Educação Inclusiva.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9395-9405
Duração: 
9395-9405
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141822
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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