Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141822
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Basso, Sabrina Pereira Soares | - |
dc.contributor.author | Campos, Luciana Maria Lunardi | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:36Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:59Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:36Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:59Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9395-9405 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141822 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141822 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do trabalho foi analisar a inserção da temática Educação Inclusiva em cursos de formação inicial de professores da área de Ciências (Biologia, Física e Química), das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo. Para viabilizar o alcance dos objetivos propostos, foi considerado pertinente o desenvolvimento de um estudo descritivo, seguindo a metodologia de pesquisa qualitativa. O objeto de estudo foram os cursos de licenciatura em Ciências das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo. Os dados foram obtidos pela análise do projeto político pedagógico (PPP) e dos planos de ensino das disciplinas da área pedagógica oferecidas nesses cursos. Para a análise do PPP e dos planos de ensino, optou-se pela análise documental. Buscou-se as palavras chaves: educação inclusiva, inclusão escolar, educação especial, alunos com necessidades educacionais especiais, deficiência, deficientes e recursos especiais. Dos PPPs dos cursos de licenciatura em Ciências, apenas os documentos dos cursos de Física, de uma unidade da UNESP, de Química, de uma unidade da USP, e Ciências da Natureza, de uma unidade da USP é que tratam da Educação Inclusiva. Ressaltamos que em nenhum desses PPPs citados a Educação Inclusiva é amplamente debatida. De um modo geral, ela é apenas citada como parte do planejamento de algumas ações educativas referentes ao curso de licenciatura. Em relação às disciplinas que abordam a temática da Educação Inclusiva, dos 12 cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, apenas três apresentam disciplinas que abordam a temática. Dos sete cursos de licenciatura em Física, quatro possuem disciplina que abordam a temática. Por fim, dos sete cursos de licenciatura em Química, apenas dois contam com disciplinas que abordam a Educação Inclusiva. | pt |
dc.format.extent | 9395-9405 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | O ensino de ciências e a educação inclusiva: a formação inicial em debate | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação para a Ciências, Faculdade de Ciências de Bauru | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9395-9405.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.