You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza-
dc.contributor.authorGuimarães, Jaqueline-
dc.contributor.authorFerreira, Lilian Aparecida-
dc.contributor.authorApolonio, Ana Beatriz-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:59Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:36Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4932-4944-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141823-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141823-
dc.description.abstractNa tentativa de estabelecer a conexão entre um programa de formação continuada desenvolvido e a prática pedagógica de professores, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das manifestações de professores de Educação Física, os enfrentamentos com os quais tais docentes se deparam em suas aulas e escolas ao longo deste programa de formação. A abordagem metodológica de natureza qualitativa se orientou por um estudo descritivo-interpretativo, envolvendo 20 professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por filmagens dos 8 encontros do programa de formação realizados no 1o. semestre de 2013. Os resultados apontaram 4 eixos de análise: 1. Os alunos; 2. Estratégias e conteúdos de ensino; 3. Espaços físicos, materiais, tempo de duração e frequência das aulas; 4. Relações com a comunidade escolar. Há inúmeras dificuldades, desde aquelas da prática pedagógica em sala de aula até as da escola, revelando tradições, resistências e problemas que englobam os professores, os alunos, a estrutura, o próprio componente curricular, a família, a organização municipal das instituições. Tal revelação sinaliza para o fato de que as propostas de formação continuada precisariam se dar pensando também nas escolas enquanto comunidades de aprendizagem, ou seja, vendo-as como espaço que ensinam, mas que também tem o compromisso com a formação docente (cursos, debates, leituras, reflexões, propostas de ações). Para isso, são necessárias intensas mudanças políticas e estruturais que garantam este novo cenário de desenvolvimento profissional para os professores.pt
dc.format.extent4932-4944-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectReflexõespt
dc.subjectProfessorespt
dc.titleA formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4932-4944.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.