Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141823
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Karen Keiko Nichimoto Souza | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Jaqueline | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Lilian Aparecida | - |
dc.contributor.author | Apolonio, Ana Beatriz | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:36Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:59Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:36Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:59Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4932-4944 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141823 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141823 | - |
dc.description.abstract | Na tentativa de estabelecer a conexão entre um programa de formação continuada desenvolvido e a prática pedagógica de professores, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das manifestações de professores de Educação Física, os enfrentamentos com os quais tais docentes se deparam em suas aulas e escolas ao longo deste programa de formação. A abordagem metodológica de natureza qualitativa se orientou por um estudo descritivo-interpretativo, envolvendo 20 professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por filmagens dos 8 encontros do programa de formação realizados no 1o. semestre de 2013. Os resultados apontaram 4 eixos de análise: 1. Os alunos; 2. Estratégias e conteúdos de ensino; 3. Espaços físicos, materiais, tempo de duração e frequência das aulas; 4. Relações com a comunidade escolar. Há inúmeras dificuldades, desde aquelas da prática pedagógica em sala de aula até as da escola, revelando tradições, resistências e problemas que englobam os professores, os alunos, a estrutura, o próprio componente curricular, a família, a organização municipal das instituições. Tal revelação sinaliza para o fato de que as propostas de formação continuada precisariam se dar pensando também nas escolas enquanto comunidades de aprendizagem, ou seja, vendo-as como espaço que ensinam, mas que também tem o compromisso com a formação docente (cursos, debates, leituras, reflexões, propostas de ações). Para isso, são necessárias intensas mudanças políticas e estruturais que garantam este novo cenário de desenvolvimento profissional para os professores. | pt |
dc.format.extent | 4932-4944 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.subject | Reflexões | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.title | A formação continuada docente na relação com as aulas e as escolas: enfrentamentos dos professores de educação física | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4932-4944.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.