Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141828
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pessôa, Esther Bahr | - |
dc.contributor.author | Passos, Natália Caroline dos | - |
dc.contributor.author | Munhoz, Regina Helena | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:59Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:59Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 784-795 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141828 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141828 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo descrever a aplicação de um projeto realizado com uma turma de nono ano, de uma escola municipal de Joinville - SC. O referido projeto foi desenvolvido como parte da disciplina de Prática de Ensino de Matemática. A metodologia escolhida foi a Resolução de Problemas e os conteúdos a serem ensinados foram razão, proporção e Teorema de Tales. Optou-se por trabalhar em grupos de quatro ou cinco alunos ao longo do projeto. A escolha por trabalhar em equipes propiciou a participação efetiva dos alunos, que mostraram comprometimento com as tarefas, por saberem que suas atitudes individuais contribuiriam para o desempenho de toda a equipe. O objetivo principal do projeto era que os alunos buscassem respostas para situações-problemas, construindo relações entre a teoria e a prática. Desejava-se ainda que os alunos relacionassem o conteúdo trabalhado no projeto com as atividades do seu cotidiano, estimulando a investigação e a curiosidade dos mesmos. A avaliação final consistiu em uma nota individual, relativa a alguns trabalhos feitos, e uma nota por equipe, relativa a um portfólio que deveria ser entregue no final da aplicação do projeto. O artigo está organizado em seis partes, sendo a primeira uma breve introdução, na qual estão descritos os objetivos do projeto, a segunda uma revisão de literatura sobre o método de Resolução de Problemas, a terceira uma breve revisão teórica sobre os conteúdos abordados, a quarta uma descrição das atividades aplicadas, a quinta uma análise dos resultados e, por fim, as considerações finais. | pt |
dc.format.extent | 784-795 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | O ensino de razão, proporção e teorema de tales a partir da resolução de problemas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-784-795.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.