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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPessôa, Esther Bahr-
dc.contributor.authorPassos, Natália Caroline dos-
dc.contributor.authorMunhoz, Regina Helena-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:59Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:38Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 784-795-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141828-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141828-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo descrever a aplicação de um projeto realizado com uma turma de nono ano, de uma escola municipal de Joinville - SC. O referido projeto foi desenvolvido como parte da disciplina de Prática de Ensino de Matemática. A metodologia escolhida foi a Resolução de Problemas e os conteúdos a serem ensinados foram razão, proporção e Teorema de Tales. Optou-se por trabalhar em grupos de quatro ou cinco alunos ao longo do projeto. A escolha por trabalhar em equipes propiciou a participação efetiva dos alunos, que mostraram comprometimento com as tarefas, por saberem que suas atitudes individuais contribuiriam para o desempenho de toda a equipe. O objetivo principal do projeto era que os alunos buscassem respostas para situações-problemas, construindo relações entre a teoria e a prática. Desejava-se ainda que os alunos relacionassem o conteúdo trabalhado no projeto com as atividades do seu cotidiano, estimulando a investigação e a curiosidade dos mesmos. A avaliação final consistiu em uma nota individual, relativa a alguns trabalhos feitos, e uma nota por equipe, relativa a um portfólio que deveria ser entregue no final da aplicação do projeto. O artigo está organizado em seis partes, sendo a primeira uma breve introdução, na qual estão descritos os objetivos do projeto, a segunda uma revisão de literatura sobre o método de Resolução de Problemas, a terceira uma breve revisão teórica sobre os conteúdos abordados, a quarta uma descrição das atividades aplicadas, a quinta uma análise dos resultados e, por fim, as considerações finais.pt
dc.format.extent784-795-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleO ensino de razão, proporção e teorema de tales a partir da resolução de problemaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-784-795.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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