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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Jéssica Fernanda-
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:00Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:39Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:00Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8855-8867-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141830-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141830-
dc.description.abstractAltas Habilidades/Superdotação (AH/S) corresponde a uma área da Educação Especial que em termos de políticas educacionais de identificação, atendimento e avaliação de serviços observou-se quase inexistente. Delineou-se tal estudo objetivando: identificar quais concepções os professores têm sobre alunos com AH/S; elaborar, aplicar e avaliar um programa de formação continuada, realizando-o em duas modalidades de ensino (presencial e a distância) e, posteriormente, comparar os resultados obtidos nas duas modalidades, bem como a percepção dos professores antes e depois do curso. O Programa teve carga horária de 52 horas com atividades de cunho teórico-prático e o conteúdo programático tratou-se de: a) Marcos: legal, histórico e conceitual sobre AH/S; b) Caracterização dos alunos com AH/S; c) Identificação e Atendimento Especializado; d) Escolarização de alunos com AH/S e prática pedagógica; e) Criatividade e produção do plano individual de ensino. A pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários, pré e pós teste e registros escritos e gravados dos encontros, participaram cerca de 50 professores (divididos em duas turmas). Enquanto resultado tem-se que o Programa causou impacto na cidade de Bauru de acordo com as informações repassadas pelos representantes da Secretaria Municipal de Educação. Os professores participantes divulgaram as informações adquiridas sobre o tema em suas respectivas escolas. Isto causou curiosidade nos gestores e demais professores, que constantemente procuravam e ainda procuram a Secretária Municipal de Educação de Bauru para solicitar maiores informações e maneiras alternativas de formação sobre o assunto. Todos os participantes, avaliaram o Programa positivamente.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent8855-8867-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleAltas habilidades/superdotação: comparando um programa de formação continuada para professores aplicado nas modalidades presencial e a distânciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-8855-8867.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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