Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141830
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Jéssica Fernanda | - |
dc.contributor.author | Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:47:00Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:39Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:47:00Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8855-8867 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141830 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141830 | - |
dc.description.abstract | Altas Habilidades/Superdotação (AH/S) corresponde a uma área da Educação Especial que em termos de políticas educacionais de identificação, atendimento e avaliação de serviços observou-se quase inexistente. Delineou-se tal estudo objetivando: identificar quais concepções os professores têm sobre alunos com AH/S; elaborar, aplicar e avaliar um programa de formação continuada, realizando-o em duas modalidades de ensino (presencial e a distância) e, posteriormente, comparar os resultados obtidos nas duas modalidades, bem como a percepção dos professores antes e depois do curso. O Programa teve carga horária de 52 horas com atividades de cunho teórico-prático e o conteúdo programático tratou-se de: a) Marcos: legal, histórico e conceitual sobre AH/S; b) Caracterização dos alunos com AH/S; c) Identificação e Atendimento Especializado; d) Escolarização de alunos com AH/S e prática pedagógica; e) Criatividade e produção do plano individual de ensino. A pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários, pré e pós teste e registros escritos e gravados dos encontros, participaram cerca de 50 professores (divididos em duas turmas). Enquanto resultado tem-se que o Programa causou impacto na cidade de Bauru de acordo com as informações repassadas pelos representantes da Secretaria Municipal de Educação. Os professores participantes divulgaram as informações adquiridas sobre o tema em suas respectivas escolas. Isto causou curiosidade nos gestores e demais professores, que constantemente procuravam e ainda procuram a Secretária Municipal de Educação de Bauru para solicitar maiores informações e maneiras alternativas de formação sobre o assunto. Todos os participantes, avaliaram o Programa positivamente. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 8855-8867 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Altas habilidades/superdotação: comparando um programa de formação continuada para professores aplicado nas modalidades presencial e a distância | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências de Bauru | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-8855-8867.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.