Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141831
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Alessandra de Andrade-
dc.contributor.authorRubo, Elisabete Aparecida Andrello-
dc.contributor.authorSouza Filho, Moacir Pereira de-
dc.contributor.authorRibeiro, Allan Victor-
dc.contributor.authorCavalcante, Maria Regina-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:00Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:39Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:00Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9568-9578-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141831-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141831-
dc.description.abstractEstudos tem atestado que professores, de diferentes níveis de ensino, tem sido modelos favoráveis ou não, influenciando nas escolhas profissionais de seus alunos, bem como na prática pedagógica dos graduandos dos cursos de licenciatura. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar características da interação professores e estudantes, ao longo da Educação Básica, que poderiam ter influenciado na escolha do curso universitário, enquanto área de conhecimento e campo de atuação profissional (licenciatura). Participaram deste estudo setenta alunos do 4º. ano do curso de Licenciatura em Física da Unesp, cursando a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e em duas aulas/sessões de 2 horas, nas quais os estudantes relataram as interações com seus professores no ensino básico, de modo mais detalhado. Após categorização das informações dos questionários, somados aos relatos nas sessões/aulas, pode-se identificar que a afinidade apontada pelos estudantes acerca da área das Ciências Exatas foi estabelecida de modo consistente com as vivências positivas da prática dos docentes desta área do conhecimento, em especial, nas disciplinas de Física e de Matemática. Os resultados evidenciaram que os professores destes estudantes estabeleceram interações de afetividade, expressas pela escuta ativa, atenção às dificuldades, valorização da educação, incentivo à formação em ensino superior e, sobretudo, valorização das capacidades intelectuais dos alunos. Podemos considerar, portanto, que a interação positiva teve um papel decisivo nas escolhas profissionais destes alunos, visto que ainda trazem vivas na memória estas experiências.pt
dc.format.extent9568-9578-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleInteração professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9568-9578.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.